69ª Feira do Livro de Porto Alegre é aberta oficialmente na Praça da Alfândega

Foto: Giulian Serafim/PMPA
Foto: Giulian Serafim/PMPA

Evento prossegue até o dia 15 de novembro, com intensa programação cultural.

feira-do-livro-porto-alegre-1536x1025-1-1024x683 69ª Feira do Livro de Porto Alegre é aberta oficialmente na Praça da Alfândega
Foto: Giulian Serafim/PMPA

Com o tradicional toque da sineta na Praça da Alfândega (Centro Histórico), foi aberta oficialmente no início da noite dessa sexta-feira (27) a 69ª Feira do Livro de Porto Alegre. O evento prossegue até o dia 15 de novembro, com intensa programação cultural das 10h às 20h, ao menos 650 sessões de autógrafos e as tradicionais vendas com desconto nas 110 bancas participantes.

Participaram da cerimônia o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro (responsável pelo evento), Maximiliano Ledur, o escritor e patrono desta edição, Tabajara Ruas, autoridades municipais e estaduais, além de convidados.

“O livro continua sendo e para sempre será um instrumento imprescindível de promoção da cultura e do conhecimento”, sublinhou Ledur em discurso. “Mais do que isso, trata-se de uma ferramenta indispensável na educação.”

A feira tem como slogan neste ano “Quem lê sabe o caminho” e uma expectativa de 1,5 milhão de visitantes, número similar ao registrado em 2022. Participam livrarias, editoras, instituições, órgãos públicos e empresas patrocinadoras.

Na programação estão previstas palestras, encontros e oficinas para estudantes, professores e público em geral, além de apresentações artísticas. Várias atrações são realizadas na própria praça, ao passo que outros têm como local espaços no entorno, inclusive por meio de apoios e parcerias.

“A nossa Praça da Alfândega se transforma, neste período do ano, na praça dos livros”, declarou o prefeito Sebastião Melo. “É um espaço dos leitores, dos livreiros e de tantos patronos prestigiados que por aqui já passaram. A leitura tem a capacidade de abrir as pessoas para o mundo, e a Feira do Livro é momento em que embarcamos em uma jornada de muita inovação e troca de conhecimento.”

O secretário municipal da Cultura, Henry Ventura, também se manifestou: “Todas as dificuldades foram superadas para este evento, com a união do Poder Público e da sociedade civil. Agora, estamos abrindo a feira, o que demonstra resiliência e otimismo com o futuro do livro”.

Rede Pampa

Os veículos da Rede Pampa realizam uma ampla cobertura da Feira do Livro de Porto Alegre. O portal osul.com.br dedica inclusive uma seção exclusiva sobre o evento, repercutindo toda movimentação e atrações da feira.

A TV Pampa exibe reportagens diárias sobre o evento no Jornal da Pampa. Além disso, o programa Pampa Debates, sob o comando de Paulo Sérgio Pinto, será transmitido ao vivo da Praça da Alfândega.

Já a Rádio Liberdade, também ao vivo, apresentará diariamente entrevistas especiais no programa Recanto da Leitura, das 14h às 16h, com apresentação de Evandro Leboutte.

(Marcello Campos)

www.osul.com.br

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas