Onde Ir Torres

Torre do Meio ou Morro das Furnas

Torre do Meio ou Morro das Furnas

Localizado entre as Torres Norte (Morro do Farol) e Torre Sul (Torre de Fora) está o Morro das Furnas, também chamado de Torre do Meio.

É a mais imponente das torres e está localizado dentro do Parque Estadual da Guarita José Lutzenberger.
Em altitude, pode chegar a 48 metros em nível do mar. Possui paredões rochosos de basalto (falésias) que estão sendo esculpidas há milhões de anos por ação dos ventos, das chuvas e do próprio mar que acaba criando furnas ou cavernas.

Praia do Meio ou Prainha

Praia do Meio ou Prainha

A Prainha está localizada entre a Praia Grande e o Morro do farol com cerca de 600 m de extensão.

Esta praia peculiar possui gramados naturais onde as pessoas podem desfrutar um dia de praia diferente. Trata-se de um diferencial bem vindo para atividades como piquenique e encontros com familiares e amigos, ao final da tarde.

Com grande beleza natural, possui áreas que não são indicadas para banhos pela presença de rochas no mar.

Praia do Meio ou Prainha

Lagoa do Violão

Fica localizada bem no centro da cidade e tem esse nome por causa do seu formato similar a um violão.

Tem cerca de 2km quadrados de extensão, possui uma passarela que liga os bairros do centro e Praia da Cal.

Local de passeios e caminhadas. Toda a orla possui árvores silvestres que oferecem frutos esporádicos como amoras, pitangas e araçá.

Seu entorno é pavimentado e iluminado.
Em suas águas é possível observar peixes, tartarugas e aves aquáticas. Trata-se de um refúgio de vida silvestre que está sendo cada vez mais preservado.

Praia da Guarita

Praia da Guarita

A Praia da Guarita fica localizada entre a Torre Sul e a Torre do Meio, dentro do Parque Estadual da Guarita que possui grande valor ambiental e paisagístico.

É uma praia especial que possui este nome devido à existência de uma pequena torre chamada Guarita. A Pedra da Guarita como é chamada pelos moradores possui marcas em sua constituição que mostrar claramente os períodos de evolução do planeta e a separação dos continentes (América latina e África).

Chale Memorial do Surf

Chalé Memorial do Surf

Localizado na Praia dos Molhes, na Praça Zeca Scheffer, o Chalé que abriga o Memorial do Surf é o histórico imóvel construído em madeira na década de 20. O chalé foi a casa de veraneio da família Gerdau, uma das pioneiras no surf na região. No ano de 2017 foi desmontado do seu local original, na descida do Morro do Farol, Prainha e remontado na atual localização. No início de 2018 o espaço foi inaugurado com o intuito de preservar e contar a história do surf em nosso município.

Ilha dos Lobos

Ilha dos Lobos

Com formação de origem vulcânica, a Ilha dos Lobos é a única ilha marítima do litoral gaúcho.

Localizada em frente às praias de Torres, é um refúgio de lobos e leões marinhos, que utilizam o lugar como descanso em suas rotas migratórias, bem como aves de várias espécies, inclusive oceânicas, além de tartarugas, peixes, algas, corais e mariscos.

A pesca e o desembarque na ilha são proibidos, no entanto a Instituição responsável não descarta uma possibilidade futura de desenvolvimento de turismo ecológico no local.

Molhes da Barra

Molhes da Barra

Ponto Turístico acessível e de grande beleza! O local está todo revitalizado e iluminado. À noite a visão da cidade iluminada encanta a todos.

Trata-se de um visual deslumbrante da cidade, do Rio Mampituba.

O processo de instalação dos Molhes, envolveu grandes máquinas e durou de 1967 a 1971. Tinha como objetivo tornar mais seguras a entrada e a saída de barcos pesqueiros e evitar enchentes que aconteciam no passado.

Hoje a navegação é facilitada com a presença dos faróis nas extremidades dos molhes tanto no lado do Rio Grande do Sul como de Santa Catarina.

Praia dos Molhes

Praia dos Molhes

A Praia dos Molhes leva este nome por causa de sua proximidade com o Rio Mampituba e os molhes da Barra.

O local atrai banhistas, surfistas e é local de muitos campeonatos de surf.

Neste ponto turístico existe o encontro da água doce do Rio Mampituba com o Oceano Atlântico e divisa de estados Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Morro do Farol

Morro do Farol

O Morro do Farol, também conhecido como Torre Norte, é um local de intensa visitação devido às belas paisagens que se descortinam lá de cima.

Trata-se da primeira Torre que se avista pelo Norte e possui na sua estrutura uma grande plataforma onde surgiu e se desenvolveu o centro e a cidade de Torres.

É possível acesso seguro de bicicleta e de carro, sendo o local preferido de turistas para observar a imensidão do mar e as demais praias.

O Morro do Farol é um observatório perfeito das baleias francas que fazem seu trajeto no período de agosto a novembro, em busca de águas mais quentes para procriar e ter filhotes.

Em 1777, abrigou um cemitério indígena e o Forte de São Diogo e em 1911 foi construído o primeiro farol.

Praia da Cal

Praia da Cal

Localizada entre o Morro do Farol e o Morro das Furnas, possui aproximadamente 800 metros de extensão.
Costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada, que aproveitam para relaxar, tomar um refrescante banho de mar e repor as energias. A maior parte dos que visitam o lugar são surfistas, que aproveitam para treinar algumas manobras.

Conta com espaços para esportes na Praça Nossa Senhora dos Navegantes.

A Praia da Cal possui este nome porque até os anos de 1940 existiam ali fornos de torrefação de conchas e cascas de mariscos retiradas de sambaquis para fabricação de cal mineral.

É uma boa opção para um agradável dia na praia.

Igreja Matriz Sao Domingos

Igreja Matriz São Domingos

Tour Guiado na Igreja São Domingos a partir do dia 06/01/22, todas as quintas, sextas e sábados das 14 às 18 horas.

A Igreja Matriz de São Domingos é também conhecida como Igreja Matriz de São Domingos das Torres, em referência a São Domingos, invocado quando da criação da capela, e às formações geológicas junto ao mar (falésias) denominadas de “Torres” em documentos da administração colonial e imperial. Foi construída a partir de 1819 e inaugurada em 25 de Outubro de 1824.

Parque Estadual de Itapeva

Parque Estadual de Itapeva

Contíguo à cidade de Torres, o Parque Estadual de Itapeva tem como principais objetivos proteger ecossistemas e espécies da fauna e flora raros e ou ameaçados, e promover atividades de pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico. Abriga ambientes de dunas, vegetação de restinga, campos secos e alagados, banhados e turfeiras e Mata Paludosa (floresta formada sobre solos bastante úmidos). Desse modo, o Parque tem o importante papel de conservar um dos últimos remanescentes da paisagem característica da planície litorânea do Estado.

Praia da Guarita 1

Parque da Guarita

O Parque José Lutzenberger – Parque da Guarita – é o principal atrativo turístico do município de Torres, procurado por milhares de turistas, atraídos pelo sua paisagem singular, formada pelo contraste das torres basálticas com o mar, além do contato com a natureza e importante geossítio do projeto Geoparque Cânions do Sul. A praia é propícia à prática de surfe.

 

Santinha

Santinha

O caminho da Santinha liga o calçadão da beira mar da Prainha e da Praia da Cal. Trata-se de um caminho que permite conhecer as belezas das pedras e da natureza que está entre o mar e o sopé do Morro do Farol. O trajeto atualmente conta com iluminação, proporcionando mais segurança aos turistas e moradores.

Neste caminho encontra-se uma fonte de água pura e o Oratório Nossa Senhora Aparecida, mais conhecido como “Santinha”.

A construção foi realizada em 1974, com recurso do antigo Torres Alfred Hotel que mandou construir a grutinha original na encosta do Morro do Farol a pedido da professora de artes, Dona Erotildes.

Trata-se de um local que faz parte da cultura e da história local em termos de devoção. Muitos devotos depositam ali placas de agradecimento por graças alcançadas.

Rio Mampituba

Rio Mampituba

O Rio Mampituba faz a divisa dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O nome indígena “Mampituba” vem do Tupi-Guarani que quer dizer “Rio de Muitas Curvas”. O Rio visto de cima “serpenteia” com um traçado muito peculiar. Os voos de balão permitem apreciar tanta beleza.

Possui a nascente nos campos de cima da serra, mais precisamente em São Francisco de Paula e desagua no Oceano Atlântico.

Já foi palco de enchentes no passado quando sua foz se estendia para o norte e localizava-se aproximadamente na atual barrinha, no município de Passo de Torres.

 

Torres no verao l Foto Neusa Luz

Praia Grande

É a Praia mais movimentada de Torres com mais de 2 km de extensão.
Oferece conforto aos turistas e veranistas com quiosques, banheiros e passarelas acessíveis.

Com uma avenida urbanizada oferece excelentes opções de passeios, lazer, prática de esportes e banhos de sol, é um dos destinos mais procurados por turistas e veranistas que visitam a cidade.

Com diversos prédios em sua orla e grande infraestrutura, não faltam opções de bares e restaurantes que agradam todos os gostos.

É principal ponto de concentração nos eventos de verão, campeonatos esportivos e o tradicional Réveillon de Torres – considerado um dos mais procurados do estado.

Onde Ir

Dicas de Onde Ir, na Serra ou no Litoral
Onde Ir
pin
Portal Serra e Litoral - O Resumão de todos