Os agentes da Polícia Civil da Delegacia de Polícia de Osório realizaram na tarde desta segunda-feira (12/01) a fiscalização de diversos locais supostamente envolvidos com a prática de crimes de maus tratos contra animais domésticos, em Osório.
Segundo o delegado João Henrique Gomes de Almeida, responsável pelos expedientes da delegacia de Osório, a partir da criação do cartório ‘Amigo dos Animais’ diversas diligências fiscalizatórias e de inspeções estão sendo realizadas com maior frequência, visando inibir e reprimir a prática abusiva de maus tratos contra animais domésticos, em Osório.
A ação teve êxito em fiscalizar 06 locais, sendo que na oportunidade nenhum cão doméstico foi recolhido. Alguns tutores foram identificados, orientados e notificados sobre a importância dos cuidados e as implicações penais.
Ainda segundo o delegado Gomes, a Lei 9.605/98 regula e tipifica as condutas criminosas contra a fauna e a flora, tendo penas que podem chegar a 05 anos de reclusão.
Por fim, ressaltou que entidades sem fins lucrativos, como por exemplo a Propet, tem ajudado na causa animal, com doações e equipamentos.
A comunidade pode apoiar na fabricação das “casinhas pets”, fornecendo materiais, os quais serão empregados pelos apenados para a construção das casinhas. Além dos materiais, a comunidade também pode doar rações, as quais podem ser entregues na delegacia de polícia de Osório, no canil – DEPA ou na PMEO/Susepe.
Ações dessa natureza serão continuamente realizadas, e a comunidade pode denunciar por meio do contato *51.999.120.456* (whatsapp). Denuncie, sigilo da fonte.












