Governo do Rio Grande do Sul confirmou que irá iniciar o processo de estudos para uma futura duplicação da RS-389, a Estrada do Mar.
O anúncio representa um avanço aguardado há mais de duas décadas pelos motoristas e moradores da região.
O secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, recebeu sinal verde do governador Eduardo Leite para que o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) contrate uma empresa que será responsável pelos estudos iniciais do projeto de duplicação.
A contratação está prevista para 2026 e o anteprojeto deverá ser desenvolvido ao longo do próximo ano, definindo o cronograma e o custo total da obra.
Além de traçar o planejamento da duplicação, os estudos também vão avaliar a possibilidade de liberar o tráfego de caminhões mais pesados na via — algo atualmente proibido para veículos com peso superior a 23 toneladas, mais de três eixos ou com carga perigosa.
Caso essa ampliação seja viável, a pista atual deverá receber reforços estruturais.
Após essa etapa técnica, uma nova contratação será necessária para definir quem executará os projetos básico e executivo e, posteriormente, a obra de duplicação em si.
Com aproximadamente 90 quilômetros de extensão entre Osório e Torres, a Estrada do Mar possui hoje pista simples e sem acostamento.
A execução será dividida em lotes, priorizando os trechos de maior fluxo — especialmente entre Osório e Capão da Canoa.
— “A ideia é ampliar a rodovia. Hoje ela não tem acostamento. Nenhuma obra é barata, mas precisamos pensar no que essa duplicação vai significar para o desenvolvimento do Litoral Norte”, avaliou o secretário Juvir Costella.
De acordo com o diretor-presidente do Daer, Luciano Faustino, a área destinada ao alargamento já é pública, o que elimina a necessidade de gastos com desapropriações, reduzindo custos e agilizando o início das obras.
A Estrada do Mar foi inaugurada em 1990 e foi concebida para trânsito de veículos de passeio como alternativa de acesso ao litoral, desafogando o trânsito da BR-101.
Posteriormente, a rodovia foi liberada para o tráfego de veículos de carga e ônibus, mas com restrições em relação ao peso e tamanho..
O deputado estadual Luciano Silveira (MDB) vem se empenhando na possibilidade de duplicação da estrada e durante o seu mandato realizou diversas reuniões com o Executivo estadual mostrando a importância de melhorias na estrada.
Com o aumento populacional e o crescimento econômico da região torna-se necessária a duplicação da via, que além de comportar um tráfego intenso também registras acidentes diários e nos últimos anos dezenas de mortes foram registradas.
Fonte: GZH
jplitoral.com.br
Sandro Fortes Corretor de Imóveis / CRECI: 64563-F
Av Getúlio Vargas 671, Térreo
Centro – Osório – RS
WhatsApp:
(51) 99661-1593
Visite nosso Site:
Fortes Imóveis – Osório – RS











