Agendamentos para consultas a partir de agosto acontecem entre 15 e 30 de julho.
Na última quarta-feira, 03 de julho, foi inaugurada a ampliação das instalações do Serviço Escola de Psicologia (SEP) da Estácio, localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, 626, no Centro Histórico de Porto Alegre.
O evento contou com a presença do procurador Rafael Magagnin, da vereadora Tanise Sabino (MDB), e do Secretário de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, bem como, outros representantes da sociedade civil, estudantes e profissionais da rede de atendimento da cidade. O SEP oferece atendimentos psicológicos gratuitos à comunidade e serve como espaço de prática para estudantes de Psicologia da Estácio Porto Alegre.
De acordo com o secretário Ritter, há uma alta demanda por serviços de saúde mental, e destaca que um dos objetivos do município é transformar a clínica da Estácio em um serviço de referência em saúde mental municipal, visando atender à crescente demanda e integrar-se à rede pública de saúde. “A ideia é que os profissionais que estão sendo formados aqui atendam também o público, porque a demanda vai ser grande, e a gente só forma vivenciando na prática dentro do território”, conclui.
Segundo resultados preliminares da pesquisa “Impacto da catástrofe climática de 2024 na saúde mental de moradores do Rio Grande do Sul”, 91% dos moradores do RS apresentaram sintomas de ansiedade após as enchentes que assolaram o Estado em maio. A pesquisa é realizada pelo Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) sob coordenação da professora da UFRGS Simone Hauck, com o apoio da Rede Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na área da Saúde Mental (ReNaSaM).
Foram analisados os dados de aproximadamente 1,2 mil pessoas, os primeiros moradores do Estado que responderam ao questionário online. Com os resultados iniciais, foi observado que 9 em cada 10 pessoas foram afetadas psicologicamente pelas enchentes. Além dos casos de ansiedade, a maioria dos sintomas informados são referentes a burnout (59%) e depressão (49%).
“O Serviço Escola de Psicologia vem para oferecer serviços qualificados e gratuitos em saúde mental para a população, além de contribuir para o aprendizado dos nossos estudantes. A Estácio Porto Alegre, com isso, fortalece seu compromisso com a educação e com a responsabilidade social junto à comunidade gaúcha”, afirma Marcos Quadros, gestor acadêmico da unidade.
A expectativa da instituição é que a ampliação do SEP aumente a oferta de serviços e melhore a formação prática dos alunos da Estácio. Segundo a psicóloga e coordenadora da iniciativa, Greice Carvalho, os atendimentos são realizados por estagiários supervisionados, para crianças, adultos e idosos, com foco em psicoterapia individual ou em grupo. “Os estagiários fazem esse atendimento de, em média, 45 minutos. Durante esse processo a gente vai trabalhando as temáticas que os pacientes trazem, como violência, estresse e depressão”, ressalta.
As inscrições para utilizar os serviços estão abertas entre os dias 15 e 30 de julho, com início dos atendimentos previsto para agosto.
O agendamento é feito através do WhatsApp (51) 99440.8108.
Fonte: Usina de Notícias