Na próxima quinta-feira (03/04), a Secretaria Municipal de Educação em Osório, vai realizar, no auditório Romildo Bolzan, na Unicnec, um evento dedicado à valorização da neurodiversidade.
No local, a partir das 18h30min, serão realizadas atividades interativas, culturais e será feita a entrega dos cordões de girassol e quebra-cabeça, promovendo a inclusão e empatia.
As atividades são alusivas à Semana do Autismo que seguem até sexta-feira (04/04), com várias ações realizadas nas escolas da rede como Cine Debate, Roda de Conversa, Circuitos Sensoriais, Oficina de Brinquedos Adaptáveis.
“A entrega dos cordões com desenhos de girassóis ou com o símbolo de um quebra-cabeça têm significados importantes e ajudam a promover inclusão e empatia. O cordão de girassol identifica pessoas com deficiências ocultas, como autismo, TDAH, dislexia, transtornos de ansiedade ou doenças crônicas e o cordão de quebra-cabeça é associado à conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o símbolo do quebra-cabeça reflete a diversidade e a complexidade do espectro”, explica o coordenador da Educação Especial da SME, Douglas Rodrigues.
“Ambos promovem inclusão, empatia e respeito. São ferramentas que ajudam pessoas a reconhecer que alguém pode precisar de apoio adicional. Estimulam a conscientização em locais como escolas, aeroportos e outros ambientes públicos”, explica Douglas.
A rede municipal de ensino possui cerca de 6 mil estudantes matriculados, com um público-alvo de educação especial de 241 alunos e, destes, 135 são autistas. O dia 2 de abril, marca o Dia Mundial do Autismo.
A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e dá início à campanha Abril Azul, com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e combater o preconceito.
📝📸 Texto e fotos: Ascom PMO
Prefeitura Municipal de Osório