O PTG Bocal de Prata retomou parcialmente seus ensaios na sede localizada no Parque de Eventos Jorge Dariva, em Osório, após um acordo firmado com o Ministério Público (MP).
Desde janeiro deste ano, o grupo foi impedido de realizar atividades no local devido a reclamações de moradores sobre o barulho gerado pelos ensaios.
Durante o período de afastamento da sede, os dançarinos precisaram improvisar seus treinos em ginásios, espaços cedidos por outros CTGs e até mesmo em locais públicos, como o Largo dos Estudantes, onde um ensaio aberto foi realizado.
De acordo com Thales Veiga, patrão do PTG, em entrevista à Jovem Pan, a partir do dia 19 deste mês o grupo foi autorizado a retornar ao galpão do Parque Jorge Dariva, com restrições.
O retorno foi viabilizado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado junto ao MP de Osório, permitindo a realização dos ensaios até às 22h.
Apesar da comemoração pelo retorno ao espaço, a limitação horária ainda representa um desafio para o grupo.
A invernada adulta, por exemplo, não consegue adequar seus ensaios ao novo horário permitido, o que obriga os dançarinos a seguir buscando espaços alternativos.
Segundo Veiga, a direção do PTG já está trabalhando na busca por um novo local que atenda às necessidades do grupo.
Lucas Filho