Maior parte dos casos está concentrada no Eixo Baltazar, com mais de 1,5 mil registros.
Porto Alegre chegou na quinta-feira (1º) a 5.990 casos confirmados de dengue em 2025, conforme o painel de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O número de notificações da doença supera 28,4 mil na Capital, e três óbitos já foram confirmados neste ano. Outras oito mortes suspeitas seguem em investigação.
A maior parte dos casos está concentrada em bairros da Zona Norte, especialmente no Eixo Baltazar, que inclui regiões como Passo das Pedras, Jardim Itu e Jardim Sabará.
Só o Jardim Itu e o Jardim Sabará apresentaram as maiores taxas de incidência por 100 mil habitantes nas duas últimas semanas, segundo o Boletim Epidemiológico da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), divulgado na quarta-feira (30). No mesmo período, Porto Alegre registrou casos de dengue em 81 bairros.
Mesmo com maior número de notificações em comparação a 2024, o total de casos confirmados neste ano é menor. No ano passado, no mesmo período, foram 11.740 confirmações e seis mortes. Em 2025, são 5.990 casos e três óbitos — duas mulheres com comorbidades e uma sem doenças pré-existentes, com idades entre 21 e 80 anos.
Durante o feriado de quinta-feira, as tendas montadas para atendimento exclusivo de pacientes com suspeita de dengue estavam fechadas, mas reabrem na sexta (2).
No total, Porto Alegre conta com cinco tendas fornecidas pelo Exército, montadas junto às unidades de saúde Modelo, Primeiro de Maio, Santa Fé, Camaquã e Timbaúva, funcionando nos mesmos horários dos postos. Também está em operação uma tenda 24 horas da Força Nacional do SUS ao lado da UPA Moacyr Scliar.
A cidade também se prepara para abrir, na próxima segunda-feira (5), uma nova tenda de hidratação no estacionamento do Stock Center, na avenida Manoel Elias. A estrutura contará com mais de 20 profissionais de saúde e funcionará das 8h às 22h.
A montagem do local já pode ser vista por quem circula pela região. Além do teste rápido NS1, para detecção do vírus, a tenda terá um hemoglobinômetro – equipamento que mede os níveis de hemoglobina e hematócrito e ajuda na triagem de casos graves.
Nesta sexta-feira (2), a Vigilância em Saúde realiza nova ação de aplicação de inseticida com o chamado “carro-fumacê” a partir das 6h nos bairros Jardim Itu e Sarandi, em perímetros definidos por equipes técnicas em parceria com o Estado. A operação utiliza a técnica de Ultra Baixo Volume (UBV) Pesado.
A vacinação contra a dengue segue suspensa em Porto Alegre por falta de doses. A imunização havia sido destinada a crianças e adolescentes.
Estado soma quase 13 mil casos
Conforme o painel de casos da Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS), o número de casos no Estado chega a 12,958. Entretanto, os números apresentam defasagem para atualização, o que faz com que o número de confirmações já seja superior.
Com base no painel da SES-RS, Viamão lidera o número de casos, com 3.431. Novo Hamburgo (1.162), Alvorada (999) e Sapucaia do Sul (363), todas cidades da Região Metropolitana, aparecem na sequência.
Ao menos sete mortes por dengue já foram confirmadas no Rio Grande do Sul, nos municípios de Porto Alegre (3), Alvorada (2), Cachoeira do Sul e Viamão.
Correio do Povo