Maior churrasco de praia do mundo reúne milhares de pessoas em Atlântida e conta com ações especiais da Ulbra ao longo do dia.
O cheiro de churrasco no ar, o som do mar ao fundo e a areia tomada por gente de todas as idades anunciam mais uma edição do Paleta Atlântida.
Neste sábado, a Praia de Atlântida, em Xangri-Lá, recebeu novamente o maior churrasco de beira de praia do mundo.
O evento que já virou Símbolo do Verão Gaúcho, ano após ano, amplia sua dimensão sem perder o Espírito de Confraternização.
Reconhecido como um dos principais eventos da temporada de verão no Litoral Norte, o Paleta reúne tradição, gastronomia e convivência entre os participantes.
Em 2026, foram mais de 1.800 assadores distribuídos ao longo de 4,5 quilômetros de praia, com estimativa de um público de cerca de 180 mil pessoas.
Para o CEO do evento, Luciano Leon, o sucesso do Paleta está justamente em manter a essência. “O sucesso do evento é a gente não trazer novidade, é fazer o mesmo cada vez melhor. A gente mantém as pessoas, os assadores, a tradição gaúcha, porque isso é o mais importante. É mostrar para o mundo que o churrasco é nosso, é gaúcho”, afirmou.
Segundo ele, o crescimento do evento foi natural, impulsionado pela participação espontânea da comunidade do churrasco e pelo espírito de família e amizade que marca o encontro.
Além dos trios de assadores espalhados pela orla, a programação conta com shows musicais, competições esportivas, concurso da Melhor Paleta e o Camarote Paleta, espaço de open food com mais de 25 estações gastronômicas e atrações musicais ao longo do dia.
“A valorização maior é dos assadores e de quem construiu isso junto com a gente”, destacou Leon.
Ulbra reforça presença no litoral e aproxima comunidade acadêmica do evento

Mais do que um grande evento gastronômico, o Paleta Atlântida também se tornou espaço de integração institucional.
A Ulbra é das instituições que marcou presença com uma tenda própria no evento e com programação especial ao longo do dia, reunindo alunos, professores, funcionários e a comunidade.
Segundo o superintendente de Relações Institucionais e Comunicação da Ulbra, Ruy Irigaray, a participação no Paleta reforça a conexão da universidade com o Litoral Norte. “Esse é um momento social da Ulbra. É quando alunos, professores e colaboradores estão juntos, no maior churrasco do mundo, aqui na nossa praia. A Ulbra tem uma relação muito forte com o litoral, com a Casa Ulbra e com operações importantes, como a de Torres”, explicou.
O espaço da Ulbra recebeu convidados para uma confraternização de cerca de 500 pessoas, além de atrações musicais e ações de entretenimento. “A ideia é ir até onde o gaúcho está durante o veraneio, não só dentro das salas de aula, mas fora delas, aproximando a comunidade acadêmica da universidade”, ressaltou Irigaray.






Correio do Povo












