Representantes da OAB Subseção Osório participaram de uma entrevista na Jovem Pan para alertar a comunidade sobre a crescente incidência do chamado golpe do falso advogado, crime que tem feito inúmeras vítimas na região e que vem sendo cada vez mais aperfeiçoado pelos criminosos.
Participaram o presidente Roberto Scopelli, a vice-presidente Anicia Bassani e a secretária da direção Ingrid Martins dos Santos. Segundo os representantes, os criminosos utilizam dados reais dos processos, conhecimento jurídico, foto do advogado verdadeiro e informações detalhadas da causa para ganhar a confiança das vítimas.
O presidente Roberto explicou que, ao se passarem por advogados ou escritórios, os golpistas orientam a vítima a seguir procedimentos para supostamente receber um valor de causa ganha.
Nesse momento, conseguem acesso a dados pessoais ou enviam boletos e pedidos de pagamento, alegando que seriam necessários para a liberação do valor.
A vice-presidente Anicia Bassani reforçou um alerta essencial: o Tribunal de Justiça nunca solicita pagamentos para liberar valores, muito menos em caráter de urgência.
Como orientação, os representantes da OAB recomendam que, ao identificar ou suspeitar do golpe, a pessoa registre imediatamente um boletim de ocorrência, comunique a instituição bancária envolvida e, principalmente, entre em contato direto com o escritório de advocacia.
Os advogados também destacaram que o fácil acesso a informações dos clientes é um problema que está sendo tratado pela OAB em âmbito estadual e nacional.
De acordo com Roberto Scopelli, medidas como rastreamento de pagamentos e bloqueio preventivo de valores por até 72 horas já estão em processo de implementação.
A OAB Subseção Osório se coloca à disposição da comunidade para orientar e auxiliar, inclusive na verificação de informações sobre profissionais da advocacia.
Lucas Filho













