Em meio a tragédia climática no Rio Grande do Sul, pelo menos três mulheres deram à luz a bebês em abrigos do estado na semana passada. O primeiro nasceu no domingo (5), o segundo na segunda-feira (6) e o terceiro nasceu na quarta-feira (8). Todos estão saudáveis e passam bem.
A moradora da cidade de Novo Hamburgo Patrícia Ramos e o companheiro Cristofer Trindade deram boas-vindas à Ketlin. De acordo com a prefeitura de Nova Hamburgo, ela começou a sentir as primeiras contrações no início da semana, enquanto estava em um abrigo e foi encaminhada para um hospital municipal. No dia 6 de maio, a bebê nasceu. As duas já receberam alta e retornaram para o alojamento, onde estão recebendo assistência.
Já o segundo parto, aconteceu em Sapucaia do Sul. Em uma homenagem do Dia das Mães feita pela prefeitura do município, Katiele Borges conta que sentiu as contrações ainda no domingo à noite, quando estava no abrigo.
O governo do estado afirmou que ela foi socorrida e encaminhada para o hospital da cidade. Ao chegar no local, nasceu o pequeno Ariel. “Foi de um dia pro outro”, conta ela com a criança no colo.
Tyson
Um menino nasceu, nesta quarta-feira (8), após a mãe ter sido resgatada das enchentes. Tyson está saudável. Nasceu com 2,8 kg e 48 cm, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
A mãe do bebê, Gislaine de Oliveira Carlos, e outras três pessoas da família ficaram três dias em casa esperando ajuda com a casa alagada, na altura do peito.
No domingo (5), eles foram resgatados no bairro Mathias Velho, em Canoas. Depois foram levados para um abrigo montado na sede dos auditores fiscais do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
No dia seguinte, Gislaine começou a sentir dores do parto. Estava de 40 semanas. Foi atendida por médicos que também estavam desabrigados no local e enviada para a maternidade.
O estado vem sofrendo com enchentes e chuvas intensas desde o fim do mês passado. Segundo a Defesa Civil, divulgados neste domingo, 12, o número de desaparecidos está em 131. Não houve atualização na quantidade de vítimas, que permaneceu em 143. Já são 538 mil mil habitantes fora de casa. As informações são da CNN Brasil e do jornal Dia a Dia.
osul.com.br