Novo episódio de chuva excessiva poderá agravar enchente no RS | Foto: Vinicius Bolzan.   / Prefeitura de Rio Pardo
Novo episódio de chuva excessiva poderá agravar enchente no RS | Foto: Vinicius Bolzan. / Prefeitura de Rio Pardo

Novo episódio de chuva excessiva poderá agravar enchente no RS

Precipitação deverá causar uma nova onda de vazão nos rios.

Um novo episódio de chuva excessiva poderá agravar o cenário de enchente no Rio Grande do Sul. Segundo informações da MetSul Meteorologia, a instabilidade retornará ao território gaúcho já neste sábado e no domingo.

A precipitação deverá causar uma terceira onda de vazão nos rios, pegando corpos hídricos já inundados. Não há, no entanto, a expectativa de um cenário semelhante ao segundo semestre de 2023 ou maio de 2024.

Conforme a MetSul, um ar mais quente irá avançar sobre Santa Catarina e Paraná, enquanto uma nova massa de ar frio de origem polar deve ingressar no Norte e no Nordeste da Argentina.

O contraste térmico entre as duas massas vai gerar a instabilidade no Sul do Brasil, trazendo chuva intensa com altos volumes. Há ainda a possibilidade de temporais e queda de granizo.

O tempo começa a se instabilizar ainda na manhã de sábado com chuva em pontos da Metade Norte gaúcha. Da tarde para a noite, a instabilidade ganha força com chuva na maior parte do estado, exceção de algumas localidades da fronteira com o Uruguai.

No domingo, com uma área de baixa pressão na costa e o avanço do ar mais frio sobre a massa de ar quente mais ao Norte, a chuva tende a se intensificar muito em horas entre a madrugada e de manhã na Metade Norte gaúcha, diminuindo e parando em muitos pontos da tarde para a noite, embora ainda chova em alguns locais.

A instabilidade irá potencializar alagamentos em zonas urbanas nas Missões, no Planalto Médio, nos vales, Serra, Grande Porto Alegre e o Litoral Norte.

Em alguns pontos, a chuva do final de semana, em intervalo de apenas 12 horas, pode atingir 100 mm a 150 mm, ou seja, acumulados equivalentes a quase ou à integra da média histórica de precipitação de junho inteiro.

 

Elevação de rios

A MetSul alerta para a situação hidrológica do Rio Grande do Sul, que é delicada e deverá se agravar com a precipitação do final de semana.

A situação poderá evoluir para um cenário crítico em algumas localidades, principalmente a região Metropolitana.

 

Rio Guaíba

O Guaíba recebe as águas de todos estes rios (Jacuí, Taquari, Caí, Sinos e Gravataí). Uma vez que o nível estará ainda muito alto e haverá uma terceira onda de vazão, e que pode ser significativa, inevitavelmente o nível subirá na semana que vem, com terça a quinta sendo os dias de maior preocupação pelo tempo que a vazão leva para percorrer os rios chegar a área de Porto Alegre.

Os volumes de chuva, embora altos, mesmo com o Guaíba elevado, não indicam uma repetição de maio de 2024.

Há possibilidade de o nível do Guaíba atingir marcas muito altas, o que pode colocar a região das Ilhas em uma situação grave.

O rio alto agrava a situação da inundação em Canoas, na praia de Paquetá, e represa o Sinos e o Gravataí nas pontas finais das bacias com alto risco em Canoas, Gravataí, Cachoeirinha e o Arroio Feijó (Alvorada).

Rio Taquari e Rio Caí
A precipitação deve trazer uma nova onda de vazão, a terceira, com cheia do Rio Taquari no vale. É alta a probabilidade de superar a primeira, quando o Taquari chegou a 23 metros em Lajeado, e excederá a segunda (repique) que teve 18 metros.

Panorama parecido está previsto para o Rio Caí, onde se espera que o nível supere o atingido na primeira onda de vazão na cheia da semana passada, que atingiu quase 13 metros em São Sebastião do Caí.

Apesar de não prevermos marcas extremas, a enchente pode ter média a grande proporção no Vale do Caí.

 

Rio do Sinos

O Rio do Sinos, que ainda está com cheia e acima da cota de inundação na área metropolitana, apesar de baixando, enfrentará um aumento pronunciado do nível com possibilidade de uma cheia de grande porte, embora não comparável a maio de 2024.

O corpo hídrico receberá um grande volume de água do Paranhana, que pode atingir cotas de inundação, e das nascentes entre o Litoral Norte e a Serra na região de Caraá.

A chuva pode novamente cair com altos volumes em parte da bacia do Jacuí, apesar de não com acumulados extremos da semana passada.

Com isso, em algumas áreas em que o Jacuí já baixa, embora ainda elevado, no Centro do estado, há risco de repique de cheia.

Na parte final da bacia, em Eldorado do Sul, onde a cheia está ao redor do seu pico, há potencial de agravamento principalmente pelo nível do Guaíba.

 

Correio do Povo



Sandro Fortes Corretor de Imóveis / CRECI: 64563-F
Av Getúlio Vargas 671, Térreo
Centro –
 Osório – RS
WhatsApp:
(51) 99661-1593

Visite nosso Site:
Fortes Imóveis – Osório – RS


 

 

Leia Mais Notícias em:
Serra e Litoral Notícias


Publicidade:




Vai Viajar para a Serra gaúcha?

Gramado & Canela
Compre Ingressos aqui, evite Filas.

  • * Reserva Online de Hotéis
    * Restaurantes
    * Ingressos para Parques
    * Passeios Turísticos e muito mais.

Acesse o link e escolha seu melhor roteiro, e
Boa Viagem! 

https://guiaserraelitoral.com.br/

 


 

Relacionados

Continue Lendo ...

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Publicidade

Cabana para Locação
na Praia de Atlântida Sul

Gramado e Canela
voz
Logo Serra e Litoral
Osório na Web

@ Portal Serra e Litoral O Resumão de todos Todos os direitos reservados