Moradores do bairro Bosques do Albatroz, em Osório, estão se mobilizando contra a recente modificação feita no Km 1 da ERS-389, popularmente conhecida como Estrada do Mar.
As alterações que estão sendo realizadas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) ampliaram a rótula existente no trecho, o que obriga motoristas que saem do bairro ou mesmo de outras áreas de Osório a realizar um contorno de alguns metros à frente.
A mudança visa reduzir o risco de acidentes, mas, para os moradores, o novo contorno pode não ser suficiente para solucionar o problema de segurança.
A comunidade do bairro está colhendo assinaturas virtualmente e pretende apresentar o documento às autoridades competentes, visando a segurança e o bem-estar dos moradores e motoristas que transitam.
Em entrevista à Jovem Pan, Ismael Lima, um dos moradores da região, explicou que a principal demanda da comunidade é a colocação de uma lombada eletrônica, e maior presença da Polícia Rodoviária no trecho. “Não fomos ouvidos, e hoje esse é um bairro grande, e que ainda irá crescer muito”. Salientou Ismael, lembrando também que o ponto em questão recebeu recentemente um anexo do Centro Universitário Unicenec, que ampliaram o movimento de acesso ao bairro.
Na quarta-feira (30), uma comitiva do partido Progressista de Osório se reuniu com o deputado estadual Luciano Silveira para discutir o tema.
O deputado anunciou que já está em contato com o DAER para viabilizar a instalação das lombadas eletrônicas solicitadas. “A equipe técnica já realizou um estudo, indicando que a nova rótula tende a diminuir o número de acidentes. Com o redutor de velocidade, esperamos que a população tenha mais conforto e segurança no trânsito”, afirmou o deputado.
Participaram do encontro o vereador Isaque Bernardino, o vereador suplente Bruno Renda, o vice-presidente do PP Anildo Messagi e Cláudio Mello.
A adesão ao abaixo-assinado virtual, pode ser acessada online. Após coletarem assinaturas suficientes, os organizadores pretendem levar uma solicitação às autoridades competentes.
Lucas Filho