Medição no Centro Histórico de Porto Alegre apontou 1,95m nesta quarta-feira.
A quarta-feira de sol e céu azul em Porto Alegre com temperatura elevada para esta época do ano traz uma excelente notícia para a cidade: o Guaíba não está mais na cota de cheia.
Após 43 dias, o nível do Guaíba caiu abaixo dos 2 metros pela primeira vez.
A medição da régua eletrônica da empresa TideSat, instalada no Cais Mauá, indicava que o nível do Guaíba estava em 1,95 metro e seguia a sua trajetória de baixa, no meio da manhã desta quarta-feira, 12.
Na prática, o nível abaixo de 2,00 metros significa que o Guaíba adentra na faixa em que deixa de ser de cheia, uma vez que os primeiros alagamentos nas ilhas da capital se dão quando o nível excede 2 a 2,20 metros no cais.
Pelas marcas de hoje, utilizando a medição do Cais, que é o ponto histórico referencial para enchentes na cidade de Porto Alegre, o Guaíba estava 3,20 metros abaixo do pico da cheia pela régua da Tidesat (5,15m).
Conforme a avaliação da MetSul, a chuva prevista para este fim de semana tem pouca probabilidade de fazer o Guaíba transbordar outra vez.
Ainda assim, será preciso bastante atenção em relação aos acumulados de chuva nas bacias dos rios afluentes na segunda metade do mês ante o nível ainda alto pelos padrões históricos.
Segunda quinzena será chuvosa
Com tempo firme e vento vindo do quadrante Norte, que favorece o escoamento para a Lagoa dos Patos, a perspectiva é de recuo adicional até a sexta.
Mesmo em parte ou todo o sábado, apesar da volta da chuva, pode baixar ainda mais.
Na avaliação da Metsul, esse cenário é bastante favorável, pois a previsão é de uma segunda quinzena de junho com muita chuva na Metade Norte gaúcha, onde estão as bacias dos rios Taquari-Antas, Jacuí, Caí, Sinos e Gravataí, que são os contribuintes do Guaíba em Porto Alegre antes da Lagoa dos Patos.
Correio do Povo