Instabilidade no RS deve começar pelo Oeste já na noite desta segunda-feira.
Uma frente fria irá avançar pelo Sul do Brasil entre esta terça-feira e o começo da quarta com chuva generalizada e que, em alguns pontos, pode ser forte a intensa e acompanhada de raios e ocasionais temporais localizados com rajadas de vento.
A frente fria vai estar associada a um ciclone extratropical na costa da Argentina, mas o ciclone estará distante do Sul do Brasil.
No Rio Grande do Sul, a instabilidade mais forte deve ocorrer no Noroeste, no Oeste, Centro e Campanha, embora não se afaste chuva forte e ocasionais temporais em outras regiões.
A frente fria já provoca chuva forte na noite desta segunda-feira no Nordeste argentino e no Oeste do Rio Grande do Sul.
No decorrer da terça-feira, o sistema frontal se desloca no decorrer do dia de Oeste para Leste e atinge todo o Rio Grande do Sul, a maioria das áreas de Santa Catarina e parte do Paraná.
A frente ainda provoca chuva em pontos de Santa Catarina e do Paraná na quarta-feira, em especial no começo do dia, mas no Rio Grande do Sul o tempo firma com ingresso de uma massa de ar seco e mais ameno.
A melhora do tempo deve começar pelo Oeste gaúcho ainda nesta terça-feira.
A Metsul alerta que este sistema frontal não trará cenário como o do dia 21 de março, quando uma frente fria avançou pelo Sul do Brasil com vendavais generalizados e rajadas de vento de 100 km/h a 140 km/h com grande impacto no setor elétrico.
A principal consequência desta frente fria será trazer chuva generalizada.
Correio do Povo