Em quatro dias, local já realizou 804 atendimentos.
Moradores e veranistas do Litoral Norte contam com mais uma opção para atualização de documentos e acesso a diversos serviços públicos. A Unidade Móvel do Tudo Fácil está instalada nesta semana no calçadão de Tramandaí, em frente ao letreiro “Eu amo Tramandaí”. Coordenado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o ônibus do órgão tem registrado grande procura.
Desde o início das atividades, em 5 de janeiro, já foram realizados 804 atendimentos. A confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN) lidera a demanda. Até quinta-feira, a unidade totalizava 200 documentos encaminhados.
Na manhã desta sexta-feira, a professora aposentada Karina Schroer, de 53 anos, chegou cedo à unidade e aguardava atendimento para renovar a carteira de identidade. “Eu faço caminhadas aqui. Aí vi o ônibus e vim. A minha carteira é muito antiga, eu uso só a de motorista. Como estava aqui na beira-mar, aproveitei”, conta. Karina relata que este já é o segundo dia em que vai ao local, devido ao grande movimento.
O chefe de monitoramento do Tudo Fácil e coordenador da ação em Tramandaí, Eduardo Moreira, explica que, em razão da alta procura, o tempo de espera pode ser maior. “Nós temos apenas dois guichês disponíveis para a emissão, o que gera uma capacidade limitada. Cada atendimento leva em torno de 15 minutos para ser concluído”, afirma. A estrutura conta com dois guichês exclusivos para a confecção do CIN, com capacidade para atender até 60 pedidos por dia.
Moreira destaca que a equipe da Unidade Móvel do Tudo Fácil é composta por sete pessoas e que a principal dúvida dos usuários diz respeito à documentação necessária para a emissão da carteira de identidade. “Quem é casado precisa apresentar certidão de casamento atualizada e em bom estado, ou seja, sem rasuras. Já quem é solteiro, crianças ou não casados devem apresentar certidão de nascimento, também em ótimo estado”, orienta.
Atendimentos complementares
Além da confecção da CIN, a unidade móvel também oferece orientação ao cidadão, serviço que somou 569 registros no período. A iniciativa presta suporte para o acesso a serviços digitais do governo estadual, além de esclarecer dúvidas e realizar encaminhamentos diversos.
Também foram registrados atendimentos relacionados ao IPE Previdência, IPE Saúde e ao atendimento assistido, que envolve apoio no uso do portal rs.gov.br, como agendamentos e orientações sobre a conta gov.br. O atendimento assistido totalizou 27 registros.
Proximidade com a população
O secretário em exercício da SPGG, Bruno Silveira, destaca que a atuação da unidade móvel reforça a presença do Estado em locais de grande circulação de pessoas. “A proposta do Tudo Fácil móvel é levar o Estado para mais perto do cidadão. Os números mostram que a população busca não apenas a confecção da identidade, mas também orientação e acesso a diversos serviços públicos em um único local, com menos deslocamento e mais praticidade”, afirma.
A Unidade Móvel do Tudo Fácil permanecerá em Tramandaí até 16 de janeiro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h30min às 12h e das 13h às 18h. A próxima parada será em Xangri-Lá, de 19 a 30 de janeiro.
Correio do Povo












