A Corsan deu início, nesta quarta-feira, 26, à implantação do sistema de coleta de esgoto doméstico (cloacal) no Bairro Courhasa, em Imbé. Cerca de 1,5 mil pessoas serão beneficiadas com a obra, prevista para ser concluída em maio. O investimento é de R$ 2,7 milhões.
A instalação de 4.548 metros de rede para coleta de esgoto e de 420 ramais (que são as tubulações que recebem os dejetos lançados pelas canalizações de descargas sanitárias) está começando pela Avenida Paraguassu, em direção à Avenida Nova Bréscia.
Paralelamente, estão em andamento as obras de esgotamento sanitário no Bairro Nova Nordeste, que deverão estar prontas em junho, com a instalação de 4.707 metros de rede coletora.
Interligações
A partir da conclusão destas obras e da entrada da estação de tratamento de esgoto em funcionamento, os imóveis dos dois bairros poderão ser interligados às redes. Antes disso, os moradores serão notificados pela Corsan sobre as providências a serem tomadas para a conexão das residências.
“Planejamos começar ainda neste ano a retomada das obras da estação de tratamento de esgoto de Imbé. Com essas obras, vamos aumentar o índice de cobertura de esgoto da cidade e, consequentemente, contribuir com a preservação do meio ambiente e a saúde pública”, afirma o diretor regional de operações da Corsan, Fábio Arruda.
Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.
jplitoral.com.br