Com a chegada do inverno, o uso de equipamentos para espantar o frio, como aquecedores e ar-condicionado, e os banhos quentes podem pesar no bolso dos consumidores gaúchos na hora de pagar a conta de luz.
Para estimular o consumo consciente de energia, a CEEE Equatorial divulgou seis dicas que podem ajudar a reduzir os gastos. Confira:
– Evite banhos demorados. Manter a chave do chuveiro no modo inverno consome 30% a mais de energia do que no modo verão. Por isso, banhos curtos, de 10 minutos, diminuem o gasto de energia e o desperdício de água.
– Sempre que possível, programe seus banhos para o início ou final de tarde, quando a temperatura ainda não baixou muito. Mantenha os orifícios da passagem de água do seu chuveiro elétrico limpos.
– O uso moderado de ar-condicionado no modo quente e de estufas é importante para não impactar de maneira expressiva o valor da sua fatura.
– Use com consciência a secadora de roupas, o secador de cabelo e aquecedores. Juntos, esses eletrodomésticos aumentam o consumo de energia em sua conta.
— Não utilize a parte traseira da geladeira para secar roupas. Isso prejudica o funcionamento do equipamento e aumenta o consumo de energia.
– Invista em modelos eficientes e com selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) ao trocar seus eletrodomésticos.
“A mudança de hábito é o principal fator para a redução do consumo em geral. Fazer uso responsável de energia elétrica não é apenas uma boa estratégia para economizar dinheiro, mas um exemplo de respeito ao meio ambiente e às futuras gerações”, afirmou a CEEE Equatorial.
osul.com.br