Câncer de bexiga: avançam as opções de tratamento Imunoterapia e terapia alvo estão entre as possibilidades a serem avaliadas

Urinary bladder cancer with organs and tumors or cancerous cells 3D rendering illustration with male body. Anatomy, oncology, biomedical, disease, medical, biology, science, healthcare concepts.

Com uma estimativa superior a 11 mil novos casos a cada ano entre 2023 e 2025, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de bexiga tem sido alvo de diversas pesquisas voltadas a novos tratamentos.

A Dra. Dienata Bueno, integrante da Oncoclínicas/Kaplan Capão da Canoa, informa que estudos clínicos internacionais vêm mostrando excelentes resultados com novas drogas, como imunoterapia e terapia alvo.

“A imunoterapia ganhou espaço no cenário inicial do câncer urotelial, pois a maioria dos casos se apresentam inicialmente em camadas superficiais da bexiga, sendo usada após ressecção na neoplasia intravesical com Onco-BCG”, explica. Já para casos refratários e metastáticos, o uso de pembrolizumabe está sendo incorporado na prática clínica.

A oncologista afirma que a terapia alvo vem com avanços no tratamento deste tipo de câncer. Foram desenvolvidos medicamentos que têm como alvo as células com alterações dos genes FGFR (Receptor de Fator de Crescimento de Fibroblastos), entre os quais o erdafitinibe. Mais recentemente, as pesquisas para neoplasia de bexiga ganharam novo arsenal terapêutico com os novos ADC’s (anticorpos conjugados à droga). “Essa nova terapia tem um mecanismo de ação um pouco diferente, sendo entregue um composto antineoplásico dentro do ambiente celular que, através de um anticorpo específico, tenha afinidade pela célula tumoral”, explica a Dra. Dienata. O ADC já comercializado no Brasil com liberação para tratamento deste tipo de neoplasia é o Enfortumabe Vedotin. “Em breve, provavelmente, poderemos contar com outra droga já conhecida em outros tipos de tumores com alta eficácia em neoplasia de bexiga, o Sacituzumabe Govitecan”, complementa.

 

Entenda o câncer de bexiga

O câncer de bexiga é um dos mais comuns do trato urinário e ocorre quando as células que constituem a bexiga urinária – começando pelas que recobrem o órgão – começam a crescer descontroladamente. Quanto mais células cancerosas se desenvolvem, mais aumentam as chances de se formar um tumor. Se não forem tratadas no início, podem se espalhar para outras partes do corpo.

Por isso, é importante ficar atento a alterações como dificuldade para urinar, uma simples ardência e sangramento. Podem ser sinais de que algo mais sério está acontecendo no organismo e deve ser investigado, possibilitando um diagnóstico precoce.

O tratamento deste tipo de câncer inclui também cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Mas todos os casos devem ser avaliados individualmente, pois a indicação dependerá do estágio da doença.

 

Prevenção

A prevenção deve ser feita evitando fatores de risco e o tabagismo ativo e passivo é uma das principais condições, aumentando em três vezes a chance de adquirir câncer de bexiga. A exposição a produtos químicos e o baixo consumo de líquidos também podem predispor um aumento na incidência da neoplasia.

 

Sobre a Oncoclínicas&Co

A Oncoclínicas&Co. – maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina – tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia.

Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade.

Atualmente possui 143 unidades em 38 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos e acesso ao tratamento oncológico, realizando aproximadamente 615 mil tratamentos nos últimos 12 meses.

Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MedSir, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer.

Para mais informações, acesse grupooncoclinicas.com

 

Fonte: Assessoria da Panvel

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp