Cachorro sente frio: 9 cuidados com seu cão no inverno

Cachorro sente frio? Porte, tipo de pelo e idade influenciam na sensibilidade ao frio? Veja a tabela de temperaturas e descubra como manter seu cão aquecido!

 

O que fazer quando seu cachorro sente frio? Roupinha, casinha e mantas são alguns dos cuidados básicos para ajudar o cão a se manter aquecido.

A sensibilidade ao frio varia conforme o porte, condição corporal, tipo de pelagem e idade.

Além disso, os nossos mascotes caninos sentem frio de uma forma diferente do nós – por isso, é importante ficar de olho em alguns sinais que indicam que o pet está com frio.

 

Confira aqui tudo o que você precisa saber para manter seu cão quentinho e aconchegado:

Será mesmo que cachorro sente frio?

A queda de temperatura e ventos congelantes também afetam os nossos mascotes – mesmo os mais peludos.

Além do desconforto, ficam vulneráveis a dores e doenças. Por isso, vale sim ter alguns cuidados com o pet no inverno e nos dias de baixa temperatura.

 

É importante saber que cachorro sente frio de uma forma diferente da nossa.

Isso significa que nem sempre quando sentimos frio, os nossos companheiros caninos vão estar com frio também.

É preciso ficar de olho em alguns sinais que indicam que o cão está incomodado com a baixa temperatura.

 

É o que vamos ver a seguir.

Cachorro sente frio, sim. Veja os principais sinais

Afinal, como saber se o seu cão está passando frio?

Alguns sinais corporais e comportamentais podem indicar que o mascote está com dificuldades em se manter aquecido.

Por exemplo, o cachorro sente frio quando começa a tremer muito ou fica mais recluso.

 

Veja outras situações que indicam que o cão precisa de uma ajudinha para se aquecer:

Principais sinais de cachorro com frio

-Tremedeira
-Deitar enrolado
-Procurar ficar em cima de tapetes
-Ficar mais “entocado” nos cantinhos da casa
-Não se exercitar muito, ficando mais recolhido

Você também pode verificar a temperatura do seu cão, tocando na orelha, focinho e patas: se estiverem geladas, é sinal de que o mascote está passando frio.

 

Qual temperatura o cachorro sente frio?

Quando o termômetro marca abaixo dos 10ºC, o sinal de alerta deve ficar ligado – ainda mais em dias de vento forte e à noite.

Mas, tenha em mente que a sensibilidade dos cães ao frio varia conforme o porte, peso, tipo de pelagem, idade e raça.

Ou seja, enquanto um cachorro sente frio, outro pode não sentir. Geralmente, os pequenos e os de pelo curto são os mais “friorentos”; já os grandes e os de pelos longos são mais resistentes.

Imagina um Chiuaua enfrentando baixas temperaturas sem proteção – provavelmente, vai passar frio. Já um São Bernardo pode aguentar uma “friaca” mais rigorosa, dispensando a roupinha e demais acessórios.

Vale lembrar que algumas raças estão habituadas ao frio extremo, como é o caso do Husky Siberiano que, apesar de ter pelo curto, possui pelagem com duas camadas (subpelo e pelo).

 

Condição corporal do cão x frio

A condição corporal influencia no controle de temperatura do corpo, ou seja, os cães maiores tendem a ter mais reserva de gorduras – o que ajuda a mantê-los aquecidos.

Nesta perspectiva, a Universidade Tufts, de Massachusetts, nos EUA, realizou pesquisas para medir os riscos das baixas temperaturas nos cães conforme o porte e a condição corporal.

 

Confira a seguir a tabela de temperaturas para cães quanto ao frio:

Screenshot_2-2 Cachorro sente frio: 9 cuidados com seu cão no inverno

Cachorro sente frio, mas filhotes e idosos sentem mais?

No inverno e em dias de baixa temperatura, devemos ter um cuidado especial com cães filhotes e idosos.

Isso porque eles têm dificuldades para controlar a temperatura corporal, o que deixa-os mais vulneráveis ao frio.

É importantíssimo abrigá-los num lugar quentinho, protegido do vento e com cobertor ou mantas.

 

O frio no caso dos filhotes

Filhotes recém-nascidos ou com até dois meses de idade ainda não têm o mecanismo de termorregulação completamente desenvolvido; além disso, possuem pouco tecido adiposo (reserva de gordura) e sistema imunológico sensível.

 

O frio no caso dos cãezinhos idosos

A partir dos 7 anos de idade, os cães começam a sentir mais os efeitos do tempo; uma das principais mudanças é o metabolismo que desacelera – o que dificulta o controle da temperatura corporal. O sistema imunológico também fica mais vulnerável; outrossim, os cães idosos tendem a ter dores articulares no frio.

 

9 cuidados essenciais para o seu cachorro não passar frio

  1. Abrigo: se o cão fica fora de casa – e não tem como ficar dentro –, invista numa casinha, deixando-a num local protegido do vento e do tempo; coloque cobertor dentro e até uma caminha.
  2. Roupinhas, cobertores e mantas: coloque uma roupinha confortável, que não aperte as axilas e o pescoço; deve cobrir toda a costa do cão; não precisa deixar o cão vestido com a roupinha o dia inteiro, priorize os horários de mais frio. Cobertores e mantas são muito bem-vindos na “toca” do seu mascote.
  3. Caminha: procure deixar a caminha sem contato direto com o chão – coloque um tapete ou papelão em baixo. Já existe também cama elevada para cães.
  4. Passeios: priorize os horários menos frios; evite andar quando está vento forte; se a temperatura estiver muito baixa, coloque roupinha no seu cão.
  5. Menos banho: reduza a frequência dos banhos durante o inverno; e, quando for dar banho, faça-o durante o dia, quando a temperatura está mais elevada. Não deixe para o final da tarde, pois assim se evita que a pelagem fique molhada à noite. Use sempre secador para auxiliar na secagem dos pelos.
  6. Menos tosa: para os cães cuja pelagem cresce demais, recomenda-se fazer apenas a tosa higiênica – afinal, os pelos ajudam a controlar a temperatura corporal.
  7. Vacinação em dia: no inverno, os cães ficam mais suscetíveis às doenças respiratórias; por isso, é importante que a carteira de vacinação do seu mascote esteja em dia.
  8. Alimentação de qualidade: a nutrição adequada é essencial para ajudar o cão a manter a temperatura corporal elevada nos dias de frio. Procure oferecer pelo menos duas refeições no dia; e você pode contar com Dog Chow, o alimento nutritivo e saboroso para seu cão!

 

Perguntas Frequentes

A partir de que temperatura o cachorro sente frio?

Quando os termômetros marcam abaixo de 10ºC, é importante que o tutor preste atenção no seu cão para ver se ele está com frio.

A sensibilidade ao frio varia conforme o porte, a condição corporal e a idade; mas, no geral, temperaturas em torno de 7ºC ou mais baixas, podem começar a incomodar os cães.

 

Como o cachorro se protege do frio?

Os cães se protegem do frio, deitando enrolados (cobrindo o focinho com a calda). Isso ajuda a manter a temperatura corporal elevada.

Além disso, os cães procuram lugares protegidos do vento e tendem a ficar mais reclusos em dias de frio extremo.

 

O que fazer para aquecer o cachorro?

Os melhores cuidados são: oferecer abrigo protegido do tempo e do vento; vestir uma roupinha confortável e colocar cobertor ou manta na caminha; tentar deixar a caminha sem contato direto com o chão.

 

Pode cobrir um cachorro?

Sim, pode cobrir um cão com cobertor em dias de frio extremo – principalmente os filhotes e idosos que sentem mais frio. Atenção também para os cães pequenos e os de pelo curtos.

 

purina.com.br

 

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas