Neste último dia, bancas recebem público até as 13h.
Ainda dá tempo de garantir o almoço da Sexta-Feira de feriado. Neste último dia, as bancas da 245ª Feira do Peixe de Porto Alegre atendem o público até as 13h.
São três pontos da cidade: Largo Glênio Peres, Restinga e Extremo Sul, comercializando pescados frescos, resfriados e congelados, além da oferta de peixes, iscas e bolinhos fritos prontos para o consumo e da tradicional tainha assada na taquara.
Uma das sensações da feira é a tainha assada na taquara. As amigas Priscila Salgado e Renata Silva Medeiros moram em Viamão, na região Metropolitana, mas vieram a Porto Alegre fazer as compras de Páscoa e aproveitaram para experimentar a iguaria. “Eu sempre venho na Feira e no Mercado Público”, afirmou Priscila enquanto comia o peixe.
No Centro Histórico, o encerramento da temporada conta com bastante movimento nas 47 bancas desta edição. Em um dos espaços, havia poucos peixes à venda. Com o estoque quase todo vendido, o pescador Márcio Ramos, calculava ter vendido em torno de 1,5 tonelada desde o início do evento, na segunda-feira. “As vendas foram boas”, resumiu.
E os números parciais divulgados pela prefeitura confirmam a impressão dos feirantes. De acordo com a Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), responsável pela organização da feira, Nos três primeiros dias, foram comercializadas 135 toneladas de pescados.
Os principais peixes comercializados são a Tainha e os filés de tilápia, tainha e merluza.
“Esperamos igualar ou superar as vendas de 2024, mas a própria realização da feira já é uma superação, pois todos os pescadores tiveram suas residências afetadas pela enchente. É um momento de retomada e que já é motivo de orgulho estarmos fazendo uma grande feira neste ano”, ressaltou o secretário de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural, Cassio Trogildo.
Feiras da Restinga e Extremo Sul
A 23ª Feira da Restinga ocorre na Esplanada e a 13ª Feira do Extremo Sul, na Praça Inácio Antônio da Silva, em Belém Novo.
Os eventos ocorrem de 16 a 18 de abril, das 8h às 19h. Na sexta-feira, das 8h às 13h.
Área Azul
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informam que o estacionamento rotativo Área Azul no Largo Glênio Peres está desativado.
O retorno está previsto para a terça-feira, 22, após a desmontagem da estrutura da feira.
O estacionamento rotativo segue disponível na região da Praça XV, rua Siqueira Campos e travessa Francisco de Leonardo Truda.
Além disso, a operação de carga e descarga estará autorizada em todo o entorno do Mercado Público, 24h, até o final da feira.
Correio do Povo