Com muita alegria, a Orla Gastronômica Rio Mampituba é entregue oficialmente para a comunidade
Na tarde desse sábado, 30 de novembro, o Prefeito Carlos Souza, acompanhado da primeira-dama, Susi Souza, fizeram o descerramento da placa inaugural da Orla Gastronômica do Rio Mampituba.
Acompanhado de autoridades, o evento foi de grande alegria e envolveu todos que estiveram presentes.
Iniciou com apresentação artística da cantora Joana Azevedo, após a Banda Marcial do Alcino, conduzida pelo professor Rodrigo Pacheco abrilhantou o ato.
Durante a cerimônia o artista torrense, Luis Fernando Raio fez uma bela apresentação no piano.
Participaram do ato de inauguração, vice-presidente o Badesul, Flavio Lamel; Gerente de Operações do Badesul, Kalil Sehbe Neto; presidente da Câmara de Vereadores de Torres, Rafael Sileira; Diretor Geral da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Leandro Borges; Secretário de Planejamento, Participação Cidadã e Turismo, Dérick Machado; representante dos servidores municipais, arquiteta Laís Dagostin Rosso; Presidente da CDL Torres, Patricia Candido; da Brigada Militar, Capitão Ruan de Oliveira Ribeiro; Vice-presidente das Quatro Praças, Cel. Farias. Além dos demais secretários municipais de Torres.
A intervenção englobou uma área de 18.792,00 m², iniciando no final da Avenida Beira-mar, nº 1969, e finalizando na Avenida Cristóvão colombo, nº 255. Um projeto da gestão municipal, pensado por todos e idealizado pela Secretaria de Planejamento e Participação Cidadã.
O investimento na obra da orla foi de aproximadamente 8 milhões de reais, um empréstimo do Badesul de aproximadamente 7 milhões, uma contrapartida da prefeitura de aproximadamente 1,5 milhões.
Um dos pontos altos do projeto foi a renovação da Praça Amigos da Praia de Torres, que foi redesenhada para se integrar ao espaço público e à ciclovia.
Agora, a praça conta com novo mobiliário urbano, iluminação e um playground e piso feitos de material sustentável.
Outro destaque, a fonte interativa de piso e quando os jatos são desligados, o espaço fica disponível para apresentações itinerantes, vira um palco ao céu aberto, também já se tornou atração da grande praça.
Esta terá funcionamento conforme horário programado:
- Segunda a sexta-feira: 11h às 14h e das 17h às 21h;
- Sábado e domingo: 11h às 14h e das 16h às 22h;
- As luzes da fonte são ligadas diariamente das 18h às 21h.
A obra iniciou-se pela contenção das margens do Rio Mampituba, onde as mesmas foram executadas por meio de colocação de pedras de entroncamento ao longo das bordas que abrangem os trechos da obra.
Além destas melhorias estruturais, as margens se tornaram local contemplativo, com a construção de decks, passeio público e distribuição de mobiliário urbano.
Para priorizar os pedestres e melhorar a acessibilidade, as áreas de passeio foram ampliadas e espaços de contemplação foram criados, nivelados com a rua, com pisos padronizados e rotas acessíveis com sinalização tátil.
A ciclovia da Avenida Beira-mar teve continuidade na orla, sendo seu prolongamento estendido por aproximadamente 470 metros até a Rua Egídio Michaelsen.
A mesma, é de concreto pigmentado, com sentido de ida e volta, iluminação e sinalização vertical e horizontal.
Tratando-se de infraestrutura urbana, foram redimensionadas e refeitas a drenagem pluvial através de tubos de pead e grelhas para melhor escoamento das águas.
Estas melhorias englobaram as Ruas Kalil Sehbe, Saldanha da Gama e Avenida Cristóvão Colombo.
O Prefeito Carlos Souza agradeceu todos que de alguma maneira fizeram parte desse grandioso momento e disse que a entrega é um marco para a cidade de Torres.
Prefeitura Municipal de Torres