A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (04/02), a Operação Encontro Desmarcado, coordenada pela Delegacia de Polícia de Esteio, com foco no combate a um grupo criminoso responsável por extorsões praticadas de forma reiterada no Rio Grande do Sul.
O município de Osório esteve entre os alvos da ação.
Ao todo, foram cumpridas 33 ordens judiciais, sendo 14 mandados de prisão preventiva e 19 de busca e apreensão.
No litoral gaúcho, as diligências ocorreram em Osório, Tramandaí, Cidreira, Terra de Areia, Capão da Canoa e Xangri-Lá, além de municípios da Região Metropolitana, como Gravataí, São Leopoldo e Sapucaia do Sul. Também houve bloqueio de valores em contas bancárias de investigados.
A operação mobilizou cerca de 90 policiais civis e resultou na prisão de 14 pessoas. Durante as ações, foram apreendidos celulares e um roteador na Penitenciária de Osório, indicando que parte dos crimes era articulada a partir do sistema prisional.
A investigação apura um tipo de golpe que começa com o agendamento de um encontro com uma garota de programa.
Após a não realização do encontro, a vítima passa a receber ligações de supostos integrantes de facção criminosa exigindo dinheiro.
As cobranças evoluem rapidamente para ameaças graves, incluindo incêndio à residência e homicídio. Em um dos casos, a vítima teve prejuízo de cerca de R$ 3,5 mil.
A Polícia Civil também identificou outro golpe semelhante aplicado na Região Metropolitana, com prejuízo estimado em R$ 50 mil, utilizando o mesmo número telefônico.
Pelo menos 12 investigados possuem antecedentes criminais graves, o que reforçou a necessidade das prisões preventivas.
A Operação Encontro Desmarcado busca desarticular o grupo criminoso, interromper as extorsões e responsabilizar penalmente os envolvidos, reforçando o enfrentamento aos crimes praticados com violência e grave ameaça no Estado.














