A Prefeitura de Caraá confirmou, em nota disponibilizada em suas redes sociais, que a queda da Ponte Branca, ocorrida no início da tarde de quinta-feira, 24 de julho, na localidade de Lajeadinho, foi causada pela passagem de um caminhão com carga estimada em 50 toneladas.
Segundo laudo técnico da equipe de engenharia do município, esse peso ultrapassou em 67% o limite permitido, que era de 30 toneladas, valor que estava claramente sinalizado no local.
A ponte, que não foi projetada para suportar esse tipo de carga, teve sua estrutura comprometida, o que levou ao colapso.
O incidente foi comunicado à prefeitura às 12h33, que imediatamente acionou a ambulância, enviou máquinas ao local, isolou a área e iniciou medidas para restabelecer o abastecimento de água. Imediatamente decreto de situação de emergência passou a ser elaborado.
Nesta sexta-feira , começa a construção de uma passagem molhada provisória entre a Vilinha e o Lajeadinho, permitindo o tráfego de veículos leves.
Caminhões devem usar a rota alternativa pela Linha Padre Vieira.
Na nota, a prefeitura afirma que está tomando todas as medidas cabíveis e com a máxima celeridade para garantir a segurança da população e o restabelecimento do tráfego.
jplitoral.com.br