Nesta terça-feira (18), a mobilização e empatia da comunidade de Osório, e da Secretaria de Assistência Social do município foi fundamental para atender um caso que sensibilizou dezenas de moradores, após avistar um senhor vivendo em condições precárias, abrigando-se debaixo de uma lona, junto a alguns pertences, em um terreno da cidade.
Ao ser informada do caso, a secretária de Assistência Social, Luana Oliveira, agiu prontamente. Após identificar o senhor Orlando de 88 anos, que tem família residente em Osório, a secretaria providenciou um abrigo para ele.
Apesar de ser discreto e falar pouco sobre sua vida, Orlando revelou que já recebe benefícios e que, antes mesmo da intervenção, estava em busca de um asilo para morar.
“A gente acaba dando assistência que está ao nosso alcance, porque não temos um abrigo, e ele ainda não nos deu documento, mas é lúcido, caminha bastante, um queridão “. Disse a secretaria.
Outro caso que chamou a atenção da população foi o de Dona Sônia, que havia transformado a antiga rodoviária de Osório em seu local de refúgio.
A senhora, de 57 anos, enfrentava noites ao relento até que, no último domingo (16), também foi acolhida pela secretaria.
Atualmente, ela está em um abrigo onde recebeu uma cama, um ventilador, e demonstrou esperança ao falar sobre o futuro.
Lucas Filho