Novos episódios de chuva forte localizada com possibilidade de alagamentos e transtornos são esperados nesta quarta-feira.
Novos episódios de chuva forte localizada podem ser registrados nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul, especialmente em municípios do Leste e do Nordeste do estado, de acordo com o prognóstico dos meteorologistas da MetSul Meteorologia.
O sol aparece com nuvens hoje no Rio Grande do Sul, mas no Leste do estado se espera maior presença de nebulosidade. Em pontos do Leste gaúcho, especialmente na área da Lagoa dos Patos e seu entorno, já chove de manhã em diferentes locais.
Da tarde para a noite, pancadas de chuva atingem vários pontos do Leste do estado, como o Sul, a lagoa e seu entorno, Grande Porto Alegre, Litoral e Serra.
Chuva localizada e irregular, mas que em alguns pontos pode ser forte a intensa.
Com o aquecimento diurno, as nuvens que já de manhã trazem chuva em alguns locais devem crescer e outras devem se formar, provocando as pancadas localizadas.
Assim, Porto Alegre e cidades da região metropolitana podem repetir o que ocorreu na tarde de ontem com pancadas isoladas fortes a torrenciais, não se descartando mesmo alagamentos em alguns pontos.
Não se afasta chuva e temporal isolados na segunda metade do dia também na Metade Oeste, onde faz muito calor com abafamento.
As máximas se elevam menos do que ontem pelas nuvens, mas o dia será muito quente.
Os dados indicam que a instabilidade maior ser durante a tarde, entretanto ainda na noite desta quarta-feira haverá locais ainda com registro de precipitação, sobretudo no Leste gaúcho.
Ontem, chuva forte isolada atingiu vários municípios do Leste e do Nordeste do Rio Grande do Sul com transtornos para a população.
Houve cidades em que a chuva foi forte em alguns bairros e não caiu uma gota de água dentro do mesmo perímetro urbano.
No Vale do Sinos, chuva intensa no meio da tarde provocou alagamentos em cidades como Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapucaia do Sul.
Novo Hamburgo foi a mais afetada, com ruas tomadas pelos alagamentos e água invadindo residências. O Santo Afonso foi o bairro mais castigado.
A chuva no Vale do Sinos somou entre 30 mm e 40 mm em vários pontos em cerca de apenas meia hora, mas na mesma região houve medições que não passaram de 5 mm, evidenciando o caráter localizado das intensas precipitações em curto período.
Na Serra Gaúcha, chuva intensa com vento provocou estragos no interior de Farroupilha, como queda de árvores.
Em Bento Gonçalves, um menino de 10 anos foi resgatado após ficar ilhado ao atravessar um arroio, cujo nível subiu muito rapidamente com a chuva.
metsul.com