Por recomendação do Ministério Público, o atendimento pediátrico do Hospital de Osório, agora ocorre diariamente, com consultas eletivas oferecidas de segunda a domingo, das 8h às 20h, para casos de menor gravidade, classificados como verde e azul, atendidos em livre demanda.
Além disso, o setor de urgência e emergência funciona 24 horas por dia, atendendo casos classificados nas categorias vermelho e amarelo.
Apesar da retomada, a direção do HSVP demonstra preocupação sobre o financiamento do serviço, já que a cobertura das despesas não foi assegurada pelo governo municipal de Osório.
A administração municipal havia suspendido os repasses financeiros destinados ao atendimento pediátrico, o que levou à interrupção do serviço de atendimento 24h.
Agora, com a retomada, o hospital enfrenta o desafio de ter que, possivelmente sustentar os custos com recursos próprios, em um momento em que passa por uma intervenção do governo estadual e vive uma situação financeira crítica.
A alerta que, sem uma solução de financiamento, manter o serviço pediátrico pode se tornar inviável a médio prazo.
A retomada dos atendimentos pediátricos no HSVP foi bem recebida pela população de Osório e cidades vizinhas, que tinham ficado sem opções de atendimento infantil adequado.
Lucas Filho