Navio-Patrulha Babitonga, da Marinha, já está em Porto Alegre, junto como o Navio Hidrográfico Balizador Comandante Varella
Marinha do Brasil / Divulgação
Navio-Patrulha Babitonga, da Marinha, já está em Porto Alegre, junto como o Navio Hidrográfico Balizador Comandante Varella Marinha do Brasil / Divulgação

Já estão no Guaíba dois navios da frota de nove embarcações que Marinha envia para ajudar flagelados gaúchos

Operação é encabeçada pelo porta-helicópteros Atlântico, maior nave de guerra da América Latina, que ficará em Rio Grande para dar apoio aos demais.

Chegaram a Porto Alegre, nesta quarta-feira (8), o Navio-Patrulha Babitonga e o Navio Hidrográfico Balizador Comandante Varella, primeiras duas embarcações de um total de nove que a Marinha do Brasil deslocou para apoio aos flagelados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

INFORME PUBLICITÁRIO


Fortes Imóveis Vende chácara com lagoa em Osório

Esses dois barcos de guerra pertencem ao V Distrito Naval, com sede em Rio Grande, e foram deslocados via Lagoa dos Patos até o Guaíba.

O Babitonga carrega combustível (para reabastecer as equipes de resgate e de transporte dos desabrigados) e donativos enviados pelas diversas instituições de Rio Grande para a população da Região Metropolitana.

Entre eles, materiais de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e cerca de 5 mil litros de água potável. Já o Comandante Varella também traz tudo isso, além de água e colchões.

INFORME PUBLICITÁRIO


 

 


 

Ficou em Rio Grande a Lancha Balizadora Rigel, realizando missões de patrulha na Ilha da Torotama e ações de resgate.

Além desses três barcos, a Marinha deslocou para o Rio Grande do Sul uma flotilha encabeçada pelo maior navio de guerra da América Latina, o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, que é um porta-helicópteros.

Desta vez, usado para uma missão humanitária.

O Atlântico saiu da Base Naval no Rio de Janeiro na quarta-feira (8) e a previsão é de que atraque no largo do superporto de Rio Grande no sábado (11).

Similar a um porta-aviões, esse barco possui 200 metros de comprimento e traz oito embarcações de pequeno porte.

A estrutura pode transportar até 1,4 mil militares e 18 aeronaves. Ele trará 60 toneladas de donativos. Mais de 2 mil militares, no total, fazem parte da força-tarefa da Marinha, a maioria composta de fuzileiros navais.

O porta-helicópteros possui duas estações de capazes de produzir 20 mil litros de água potável por hora.

O processo de purificação é feito por filtragem química, a partir do insumo captado em rios e lagos. Ele também conta com um centro médico com UTI, leitos, centro cirúrgico para operações de urgência de pequeno e médio portes, sala de trauma, consultório odontológico, laboratório e farmácia.

É a segunda maior estrutura de saúde da frota brasileira.

Junto com eles, chegam o Navio-Patrulha Oceânico Amazonas, com 20 toneladas de materiais (além de três embarcações menores) e a Fragata Defensora, com suprimentos.

Também virá do Rio, um pouco depois, o Navio de Socorro Submarino Guillobel. Ele parte do Rio na sexta-feira (10) e chega a Rio Grande dia 14.

Vem com alimento e água. Esses três, por serem de grande porte, devem ficar no porto de Rio Grande. Parte da sua carga deve ser destinada a flagelados da Grande Porto Alegre.

4963491 dd77e4e64c8da6f
O Babitonga vem acompanhado de barcos menores, para ajuda aos flagelados Marinha do Brasil / Divulgação

Por fim, a Marinha deslocou desde Santa Catarina dois navios com donativos dos cidadãos catarinenses para os flagelados gaúchos. São eles o Navio de Apoio Oceânico Mearim, que carrega 50 toneladas de suprimentos, incluindo 36 mil litros de água e material de higiene.

Ele chega nesta quinta-feira (9) a Rio Grande. E o Navio-Patrulha Benevente, também carregado de donativos.

Ambos saíram do porto de Itajaí e, após passagem por Rio Grande, devem subir a Lagoa dos Patos até Porto Alegre.

Conforme fontes ouvidas pelo colunista, é a maior operação do gênero já realizada pela Marinha brasileira.

 

4962772 7ca5d39180e5eb5
O navio porta-helicópteros Atlântico vem carregado de mantimentos para os flagelados e fuzileiros para atuar nas enchentes Marinha do Brasil / Divulgação

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Relacionados

Continue Lendo ...

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Publicidade

Cabana para Locação
na Praia de Atlântida Sul

Gramado e Canela
voz
Logo Serra e Litoral
Osório na Web

@ Portal Serra e Litoral O Resumão de todos Todos os direitos reservados