Veja como e onde doar para abrigos de animais resgatados da enchente no RS

Cavalo Caramelo está abrigado na Ulbra, em Canoas. Henrique Cardoso / Arquivo Pessoal

Com a subida da água, muitos pets foram deixados para trás ou se perderam dos seus tutores.

Muitos cães e gatos se perderam dos seus donos durante as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.

Os resgatados foram recebidos em diversos abrigos, que agora precisam de doações de ração, material de higiene e, principalmente, voluntários para auxiliar nos cuidados com os pets.

De acordo com o governo do Estado, mais de 10 mil animais foram resgatados nas áreas de risco de todo o território gaúcho. Destes, 4,8 mil resgates aconteceram em Porto Alegre, conforme a prefeitura.

Os pets são encaminhados para abrigos improvisados, que se mantêm especialmente com trabalho de voluntários e doações.

Em parceria com a prefeitura de Porto Alegre, a AbigeApp Pets registra os animais resgatados e divulga o local onde estão abrigados. Em seu perfil no Instagram, também há informações oficiais de municípios de diferentes partes do RS sobre ações de arrecadação de donativos destinadas aos pets.

 

Veja como doar

Porto Alegre

Hospital de campanha

Com foco nos primeiros socorros para animais resgatados especialmente da região das ilhas, o hospital de campanha montado na Orla do Gasômetro recebe cerca de 600 pets por dia. O local se mantém com doações e atendimento veterinário voluntário. Após os animais passarem pela triagem, eles são encaminhados para abrigos e clínicas de outras regiões da cidade.

 

Unidade de Saúde Animal Victoria (Usav)

Abrigo de aproximadamente 500 animais, a Unidade de Saúde Animal Vitória (Usav) atende pets de abrigos emergências da Capital e vira lar temporário para cães e gatos sem tutor. No local, os animais são desverminados, microchipados e cadastrados.

  • Onde: Estrada Berico Jose Bernardes, 3489, Lomba do Pinheiro
  • O que doar: ração e antipulgas.

 

Shopping Iguatemi

Cerca de 200 animais ganharam um lar temporário no sexto andar do estacionamento do shopping Iguatemi. O Santuário Voz Animal é responsável por cuidar dos pets no local.

  • Onde: as entregas devem ser feitas diretamente no sexto andar do estacionamento do shopping, situado na Avenida João Wallig, 1800, no bairro Passo d’Areia
  • O que doar: a prioridade do momento é pela doação de ração, cobertores, caminhas, coleiras, guias e medicamentos

 

Centro Humanístico Vida

O Centro Humanístico Vida da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, na zona norte, abriga mais de 400 animais. Voluntários também pode auxiliar no dia a dia com os pets, através do preenchimento do formulário disponível neste link.

  • Onde: o Centro Humanístico Vida fica na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132
  • O que doar: água, cobertores, roupinhas, camas, correntes para animais de porte médio e grande, jornal, papelão e sachês para cães e gatos são a prioridade neste momento

 

AABB

Na zona sul de Porto Alegre, a Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) também abriga animais resgatados. Além de voluntários para atuar como veterinário durante a madrugada, o local também precisa de doações.

  • Onde: Avenida Coronel Marcos, nº 1000, bairro Pedra Redonda
  • O que doar: doações de cobertores, cordas, camas e papelão são necessárias

 

Abrigo Patinhas Protásio

No bairro Três Figueiras estão abrigados cerca de 30 cachorros. Resgatados de diferentes regiões, como Eldorado do Sul, orla do Gasômetro e Sarandi, o local funciona apenas com trabalho voluntário e se mantém com doações.

O abrigo também procura voluntários para auxiliar no cuidado dos pets, especialmente no turno da madrugada, entre 00h e 6h.

  • OndeRua João Bastian, 277, no bairro Três Figueiras
  • O que doar: pallets, ração, guias, papelão e caminhas

 

Abanerj

O ginásio da Associação dos Funcionários Sistema Integrado (Abanerj) solicita a doações. O espaço tornou-se abrigo de cães que chegam ao hospital de campanha, na orla do Gasômetro.

  • Onde: Avenida Sargento Manoel Raymundo Soares, 753
  • O que doar: papelão, jornal, correntes grossas e toalha

 

35 CTG

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) 35 serve como ponto de coleta, triagem e distribuição de donativos para outros abrigos. Voluntários encaminham os itens recebidos para outros abrigos, conforme a necessidade.

  • Onde: Avenida Ipiranga, 3500
  • O que doar: ração para gatos, antipulga, vermífugos, caminhas e areia para gato

 

Região Metropolitana

Canoas

Secretaria de Bem-Estar Animal

Através da Secretaria de Bem-Estar Animal, a prefeitura de Canoas prepara a construção de 400 lares para abrigar cães. O poder municipal também recebe doações em dinheiro em um canal exclusivo para auxiliar os pets resgatados.

  • Chave Pix: sosanimais@canoas.rs.gov.br
  • Onde doar: Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, Av. Boqueirão, 1985 – Igara
  • O que doar: Pallets, ração, cobertores e vermífugos

 

Ulbra

Abrigo de mais de 6 mil pessoas, a Ulbra também virou lar temporário de aproximadamente 2 mil cachorros. Um dos animais que recebe cuidados no local é o cavalo Caramelo, que passou cerca de três dias no telhado de uma residência no município, ilhado. O espaço conta com médicos veterinários e precisa de doações.

 

  • Onde: prédio 16, Ulbratech, Avenida Farroupilha, 8001
  • O que doar: necessita da doação de casinhas para cães de todos os tamanhos e telhas brasilit para um espaço que está sendo montado para receber animais

 

Universidade La Salle

O La Salle também abriga cães e gatos resgatados das enchentes. A universidade aceita doações.

  • Onde doar: Avenida Victor Barreto, 2288
  • O que doar: ração, guias e coleiras

 

Gravataí

Anivet

Com atendimento veterinário profissional, a Anivet abriga 120 cães resgatados em Canoas. Em parceria com a prefeitura de Gravataí, o espaço aceita doações e arrecada valores através da chave Pix.

  • Onde doar: Rua Coronel Fonseca, 112
  • O que doar: aceita doações de todos os tipos

 

Pets Resgatados

A iniciativa Pets Resgatados, da protetora Luise Werner, abriga e tenta localizar os donos dos pets resgatados em Gravataí e região. O projeto conta com dois abrigos para acolher os bichinhos.

  • O que doar: vermífugos, antipulgas, ração, cobertores e caminhas
  • Onde doar: Rua José Gomes, 52, Passo das Pedras ou Rua Dom Feliciano, 545, Santa Cruz
  • Chave Pix: luise.persch@hotmail.com

São Leopoldo

Unisinos

A Unisinos oferece tratamento veterinário para animais que foram resgatados junto com as famílias abrigadas no campus de São Leopoldo. O espaço para os pets é completo no local, com, inclusive, hospital de campanha para cirurgia em animais.

  • Onde: Acesso 2, na Avenida Unisinos, 950, bairro Cristo Rei, em São Leopoldo. Funcionamento das 8h30min às 22h.
  • O que doar: aceita doações em geral

 

EMEF Irmão Weibert

A Secretaria de Proteção Animal de São Leopoldo montou um abrigo na Emef Irmão Weibert, com a oferta de atendimento médico veterinário. O local tem capacidade para abrigar 120 animais e atender até 150.

  • O que doar: Sacos de lixo, produtos de higiene (álcool gel, papel higiênico e lenço umedecido), cordas, guias, ração seca e úmida, tape higiênico, toalhas, camas, antipulgas e anticarrapatos
  • Onde: Avenida João Corrêa, sem número, no bairro Fião

Novo Hamburgo

Mais de 90 cachorros recebem cuidados no Abrigo Lima e Silva, no Centro de Novo Hamburgo. Iniciativa voluntária, o local necessita de doações de ração, cobertores, jornais e material de limpeza.

Os itens podem ser entregues presencialmente na Rua Lima e Silva, 455.

No Instagram, @abrigolimaesilva, os voluntários publicam fotos dos animais abrigados no local.

O espaço também aceita doações através da chave Pix patasvulneraveis@gmail.com.

Santa Cruz do Sul

O Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul é ponto de coleta exclusivo para itens direcionados aos animais. O local aceita doações.

  • O que doar: ração para cães e gatos
  • Onde: Rua Galvão Costa, 755, no Centro

Pelotas

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) disponibilizou um espaço para acolher animais resgatados, coordenado pela instituição e por voluntários. O local aceita doações e está em busca de voluntários.

  • Onde: Av. Duque de Caxias, 250, no bairro Fragata
  • Chave Pix: 12981193248 (Pedro)

 

Onde encontrar animais resgatados

Diversos abrigos, ONGs e entidades voltadas à causa animal estão divulgando, pelo Instagram, fotos dos animais resgatados das enchentes, na tentativa de encontrar seus tutores. Há iniciativas em diversos municípios, organizadas pela sociedade civil.

 

Abaixo, confira páginas que estão realizando esse tipo de serviço:

Porto Alegre

Região Metropolitana

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas