Começa a funcionar o hospital de campanha montado em Porto Alegre

Estrutura foi erguida pelo Ministério da Saúde. Gabriela Plentz / Agência RBS

Estrutura fica junto à UPA Moacyr Scliar, na Zona Norte. Com objetivo de oferecer serviço de baixa complexidade, local recebe pacientes 24 horas.

O primeiro hospital de campanha montado em Porto Alegre começou a funcionar na noite desta terça-feira (14).

A estrutura foi erguida pelo Ministério da Saúde junto à UPA Moacyr Scliar, na Zona Norte.

O local tem capacidade para atender cerca de 150 pessoas por dia e ficará aberto 24 horas. O objetivo é desafogar o serviço de baixa complexidade nas demais unidades, já que muitas tiveram o atendimento suspenso em razão dos alagamentos.

— O paciente que precisa de uma medicação, de uma orientação, fica aqui no hospital de campanha. Atendendo a demanda das unidades de saúde que foram afetadas na Zona Norte. O funcionamento 24 horas é fundamental porque sabemos a quantidade de abrigos em Porto Alegre — explicou o Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço.

Uma equipe de seis médicos, três enfermeiros e oito técnicos da Força Nacional, do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Grupo Hospitalar Conceição atua no hospital.

Conforme dados da prefeitura da Capital, o maior número de moradores de um bairro afetado se concentra no Sarandi.

— São profissionais que vieram de todas as partes do país. A população que apresenta os primeiros sintomas de gripe, febre, que precisa dessa primeira avaliação pode procurar o hospital de campanha. A gente tem orientado muito sobre a questão da vacinação. É importante que a população veja se está em dia a vacina para o tétano, para a gripe — ressaltou Proenço.

A previsão é que o Ministério da Saúde instale quatro hospitais de campanha no Rio Grande do Sul. O primeiro opera em Canoas, na Região Metropolitana, no estacionamento da Ulbra.

O segundo foi o de Porto Alegre. A montagem de um terceiro está prevista para esta quarta-feira (15), em São Leopoldo, no Vale do Sinos, ainda sem endereço definido.

A pasta ainda avalia, junto com a Secretaria Estadual da Saúde, qual será o município que receberá a quarta unidade. Com as estruturas previstas, o Estado chegará a 10 hospitais de campanha — seis deles operados pelo Exército.

4966743_c01f56bee462623 Começa a funcionar o hospital de campanha montado em Porto Alegre
O local tem capacidade para atender cerca de 150 pessoas por dia. Gabriela Plentz / Agência RBS

 

4966742_2e7595e44b51681 Começa a funcionar o hospital de campanha montado em Porto Alegre
Objetivo é suprir a demanda das unidades de saúde que foram afetadas na Zona Norte. Gabriela Plentz / Agência RBS

 

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas