Com um volume de chuva que ultrapassou os 200 milímetros em menos de 24 horas – segundo o prefeito da cidade – queda de granizo e ventos fortes, São Gabriel foi uma das cidades mais atingidas pelo temporal que passou pela Região Central entre a noite de sexta-feira (22) e a manhã deste sábado (23).
Em entrevista à rádio CDN, no programa Bom Dia, Cidade!, o prefeito Lucas Menezes detalhou os estragos, que incluem a queda de um muro de uma unidade militar, alagamentos e a remoção de famílias.
Segundo o prefeito, o tempo se intensificou no final da tarde de sexta, com um acumulado de quase 100 mm de chuva em cerca de uma hora.
– A gente está vivendo mais um temporal que gera uma série de problemas e transtornos. Tivemos queda de granizo em vários pontos aqui da cidade e um vento muito forte, que causou muitos transtornos – afirmou o prefeito.
Entre os principais estragos está a queda do muro da 13ª Companhia de Comunicações do Exército.
Houve também quedas de árvores e postes, o que causou falta de energia em diversos pontos da cidade.
O transbordamento de sangas e o rápido crescimento do nível do Rio Vacacaí também foram registrados.
– No final da noite de ontem, quatro famílias que residem às margens de córregos foram atendidas pela Defesa Civil. O transbordamento colocou em risco a estrutura das residências e as famílias acionaram a Defesa Civil – detalhou Menezes.
O prefeito informou que convocou uma reunião de emergência da Defesa Civil para as 8h deste sábado e que as equipes da prefeitura seguirão de plantão durante todo o final de semana.
– A gente espera que a chuva pare muito em breve para que a gente não tenha um agravamento ainda maior do quadro e, principalmente, para que as nossas equipes possam trabalhar melhor na limpeza da cidade e no restabelecimento da normalidade – concluiu o prefeito.
diariosm.com.br