Realizado no último sábado, na zona rural de Oslo, capital da Noruega, evento reuniu cerca de 130 pessoas para celebrar a cultura gaúcha.
Churrasco, bom chimarrão, fandango e aurora boreal. Foi assim a quinta edição do Acampamento Farroupilha Mais ao Norte do Mundo, realizado no último sábado (14), na zona rural de Oslo, capital da Noruega.
O evento é promovido pelo grupo Vikings de Bombacha, que agrega gaúchos que vivem no país escandinavo. Reunindo cerca de 130 pessoas, a programação oficial do acampamento ocorreu das 10h às 19h, só que o costelão 12 horas já foi para o fogo à meia-noite de sábado.
Já o fandango terminou no começo da madrugada deste domingo.
Um dos organizadores do Acampamento Farroupilha – e também capataz do grupo – é o social media Herbert Meregali, 41 anos, de Santo Antônio da Patrulha, que mora na Noruega desde 2019.
Segundo ele, o evento recebeu a visita de gaúchos vindos da Alemanha (uma família veio de Hamburgo de carro, mais de 12h de viagem), Dinamarca, Itália, Inglaterra e Irlanda.
– Foi um baita dia, com sol e temperatura até 16°, em que a Gauchada matou a saudade e relembrou muitas histórias da nossa terra amada – diz Herbert. – O evento é referência para toda a gauchada que vive distante do pago. Neste ano destacamos a presença de novos amigos, vindos de outras regiões da Noruega e do restante da Europa, gaúchos e gaúchas que saíram das suas casas dispostos a compartilhar conosco o amor pelo “Rio Grande Véio de Guerra” – complementa.
Entre os destaques do acampamento, teve acendimento simbólico da Chama Crioula, hino rio-grandense, leilão de faca, mesa de truco e campeonato de laço em rena parada (em vez de vaca). E não faltou baile: contando com dois gaiteiros e um violeiro, a música gaúcha foi constante o dia inteiro, do xote ao chamamé.
Para encerrar, rolou até versão vanerão de um clássico de bandinha, Pegando o Ônibus (“Porto alegre é longe/ tô pegando o ônibus pra te encontrar”), do Musical JM, que ganha um significado especial para quem vive longe do Rio Grande do Sul.
Além de tudo, a gauchada também foi presenteada por um fenômeno natural, como relata Herbert:
– De forma surpreendente, fomos brindados com a presença da aurora boreal, que é bem difícil de ser vista em Oslo nesta época. Um presente de Deus!
Conforme Herbert, a edição do ano que vem já está confirmada. Ele acrescenta que o evento se consolidou no calendário de todos os gaúchos que vivem na Noruega.
Aliás, os encontros não se resumem apenas ao dia do acampamento. Ao longo do ano, nos finais de semana, o grupo se reúne para fazer churrasco de fogo de chão, ouvir músicas e promover a cultura do Estado.
Só que agora o Acampamento Farroupilha Mais ao Norte do Mundo carrega uma nova alcunha: o único com aurora boreal.
gauchazh.clicrbs.com.br