Evento na manhã deste sábado reuniu equipes de saúde, transplantados, familiares e doadores de órgãos no Parque da Redenção
Mobilização pela doação de órgãos levou centenas de pessoas à Redenção | Foto: Ricardo Giusti / CP
Uma manhã para celebrar vidas. Assim os organizadores definiram a 3ª Caminhada dos Transplantados, que levou equipes de saúde, transplantados, familiares e doadores ao Parque da Redenção, em Porto Alegre, neste sábado.
Tendas para atendimento especializado em Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Reabilitação, Enfermagem, Farmácia, Educação Física, Terapia Ocupacional e orientações à população sobre a doação de órgãos foram montadas junto ao Monumento ao Expedicionário.
A ação, promovida pelo Hospital de Clínicas (HCPA), também prestou homenagens a médicos, pacientes e às forças de segurança que dão suporte à rede de transplantes na Capital.
Em uma delas, Cenira Lacerda e Eunice Gozzi, transplantadas, entregaram placa de agradecimento a agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). “São pessoas que se dedicam a permitir que os órgãos doados cheguem aos hospitais e salvem vidas”, afirmou Cenira Lacerda.
O HCPA é uma das instituições públicas do Estado especializadas na realização de todos os tipos de transplantes adultos e pediátricos.
Em outubro, o hospital ultrapassou a marca dos 10 mil procedimentos. “Queremos mostrar que o transplante recoloca a pessoa para uma vida saudável e que trazer o tema da doação de órgãos ao cotidiano ajuda a salvar vidas”, ressalta a diretora-presidente do HCPA, professora Nadine Clausell.
Correio do Povo