Tramandaí completa nesta terça-feira, 24 de setembro, 59 anos de emancipação política administrativa.
Emancipada de Osório em 1965, o município se estende por 144,4 km² e contava com 54.837 habitantes no último censo (2022).
A densidade demográfica é de 380,65 habitantes por km² no território do município. Tem como vizinhos os municípios de Imbé, Cidreira e Osório.
O povoado de Tramandaí, oficialmente inicia-se em 26 de outubro de 1732, quando Manoel Gonçalves Ribeiro recebe a 1ª Sesmaria do Estado no local chamado Paragem das Conchas.
O município começou às margens do rio, com ranchinhos de palha que os pequenos pescadores erguiam para a temporada de pesca. Depois, passaram a se fixar aí pela abundância do pescado.
Mais gente chegava de Laguna. Também pequenos agricultores da região estabeleceram-se aqui como comerciantes, porque nesta época, 1906, Tramandaí já era procurada como balneário. Havia aproximadamente 80 casas.
Dois hotéis já funcionavam durante o verão: Hotel Saúde e Hotel Sperb. A economia passa a girar em torno da pesca e do veraneio. Em 1908 é construída a primeira capela de Tramandaí, Nossa Senhora dos Navegantes.
O nome do povoado deve-se ao rio que era notável por sua piscosidade. Tramandaí, a origem do nome é tupi-guarani, e tem como possíveis significados: Rio dos Meandos (sinuoso); Rio Roedor (havia muita capivara e ratão do banhado); lugar onde se cerca para colher (pescar com redes).
Elevado à categoria de município com a denominação de Tramandaí, pela Lei Estadual n.º 5.037, de 24 de setembro de1965, desmembrado do município de Osório. Constituído do distrito sede e instalado em 11 de março de 1967.
Quando da sua emancipação, foi eleito prefeito Celso Côrrea Dávila, entretanto o mesmo não assumiu devido a Osório ingressar na justiça contra a emancipação e o primeiro prefeito a assumir foi General Luis Dêntice em 1967.
Os demais prefeitos foram: Onil Xavier dos Santos, Aury de Oliveira, Décio Gomes de Azevedo. Eloi Braz Sessem, João Carlos Wender, Eliseu Padilha, Edegar Rapaki, Osmani Barbosa, Anderson Hoffmeister e Luis Carlos Gauto da Silva, que atualmente administra a cidade.
Tramandaí é também conhecida por Capital das Praias e recebe anualmente um grande número de visitantes que desfrutam de suas belezas naturais como a beira-mar, Lagoa do Armazém, Lagoa das Custódias, Barra do Rio Tramandaí, entre outras. Seus acessos são totalmente asfaltados e a cidade oferece bons hotéis, restaurantes, bares e todo o tipo de serviço.
Sua economia é baseada na construção civil, prestação de serviços e turismo e o orçamento anual da prefeitura é de R$ 326 milhões (2024), sendo a renda per capita de R$ 21.890,72 (IBGE 2021) e o salário médio é de 2,1 salários mínimos (IBGE 2021).
Para comemorar os 59 anos, nesta terça-feira, acontece caminhada cívica a partir das 14h na Av. Emancipação.
JPN
jplitoral.com.br