Superlua com eclipse parcial e cometa: Confira o calendário astronômico de setembro

No dia 19 de agosto ocorreu a primeira superlua de 2024, observada em todo o Brasil. PABLO PORCIUNCULA / AFP

Há eventos que poderão ser observados a olho nu. Destaque para o chamado cometa do século, que estará mais próximo no fim do mês, mas ficará visível em outubro.

Do “cometa do século” e equinócio de primavera, às conjunções celestes e a possibilidade de ver Saturno e Netuno em oposição ao Sol. Estes são alguns dos fenômenos que integram o calendário astronômico de setembro. Outro destaque é a segunda superlua do ano, seguida de um eclipse parcial, prevista para a noite de terça-feira (17), se estendendo para a madrugada do dia seguinte.

Boa parte dos eventos celestes serão visíveis a olho nu e devem ocorrer durante a noite, conforme o Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em alguns casos, como durante a aproximação do cometa C/2023 A3 (Tsuchinschan-ATLAS), apelidado de “cometa do século”, no dia 27, será necessário utilizar binóculos ou telescópio para visualizar.

A reportagem de Zero Hora listou os eventos previsto e as datas em que devem ocorrer.

 

Superlua e eclipse parcial

ciclo lunar de setembro tem início oficial às 22h55min de segunda-feira (2), com a Lua Nova. O evento que mais chama a atenção no calendário lunar do nono mês do ano está previsto para a noite de terça-feira (17): a superlua, que será seguida por um eclipse parcial até a madrugada de quarta-feira (18).

A superlua ocorre quando há o perigeu, ponto em que a Lua tem sua maior aproximação da Terra e, consequentemente, torna-se mais visível – com aumento do brilho e da perspectiva do tamanho. O fenômeno atinge seu ápice às 23h34min de terça-feira.

Raro de ocorrer na mesma data da superlua, o eclipse lunar parcial será menos visível. Durante a madrugada, entre os dias 17 e 18, uma parte da superfície do satélite estará encoberta pela sombra da Terra, que estará posicionada entre a Lua e o Sol.

 

Equinócio de primavera

Apesar de não ser um evento visível, o momento em que o Sol ultrapassa a Linha do Equador é outro importante fenômeno astronômico. Previsto para ocorrer às 9h43min do dia 22 de setembro, o evento é conhecido como equinócio de primavera, que determina o início da estação para o Hemisfério Sul da Terra.

Neste período, a incidência de luz solar é igual para os hemisférios Sul e Norte. Assim, o dia e a noite têm o mesmo tempo de duração.

 

Cometa do século

A noite de 27 setembro marca o periélio do cometa C/2023 A3. Trata-se do momento em que o astro está mais próximo do Sol e, por isso, terá brilho mais intenso e maior visibilidade na Terra.

Apesar da aproximação ocorrer em setembro, o ápice de visibilidade deve se dar em outubro, quando o “cometa do século” passa pela Terra.

 

Conjunções celestes

Setembro também prevê uma série de conjunções no céu – termo que usado para descrever o momento em que dois astros estão visivelmente mais próximos um do outro. A primeira ocorreu no domingo (1º), quando a Lua aproximou-se de Mercúrio antes do amanhecer.

Nos dias 4 e 5, a Lua volta se aproximar de um planeta. Desta vez será de Vênus, quando estará também estará alinhada com a estrela Spica, antes do anoitecer, e formará um trio celeste visível no céu da Terra.

Na mesma noite da superlua e do eclipse parcial, a Lua estará em conjunção com Saturno. No dia 23, na metade da noite, o satélite natural estará mais próximo de Júpiter, enquanto no dia 25 é a vez de se aproximar de Marte.

 

Saturno e Netuno visíveis

Em posição oposta ao Sol, Saturno e Netuno poderão ser observados em setembro. A Terra estará entre o Sol e os planetas, o que permite a visualização dos astros durante a noite.

Um ponto oval e amarelado durante a noite de 7 de setembro indica Saturno. Na noite de 20 de setembro será possível observar Netuno com auxílio de telescópio.

 

Para marcar no calendário

  • 04 a 05/09: conjunção entre a Lua e Vênus
  • 07/09: Saturno em oposição ao Sol; planeta visível durante a noite
  • 17 a 18/09: superlua seguida de eclipse parcial; conjunção entre a Lua e Saturno
  • 20/09: Netuno em oposição ao Sol; planeta visível durante a noite, com uso de telescópio
  • 22/09: equinócio de primavera; evento não visível, que marca o início da estação no hemisfério sul da Terra
  • 23/09: conjunção entre a Lua e Júpiter, durante a noite
  • 25/09: conjunção entre a Lua e Marte, no início da madrugada
  • 27/09: periélio do cometa C/2023 A3, visível com auxílio de binóculos e a olho nu

 

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas