Sem desaparecidos ou ilhados, Santa Tereza, Serafina Corrêa, Garibaldi e Veranópolis começam trabalhos de reconstrução

Ginásio municipal de esportes de Veranópolis ainda abriga 80 pessoas, algumas de outros municípios da região. Ingridi Verardo - prefeitura de Veranópolis / Divulgação

Bastante afetadas pela enchente, rodovias do interior dos municípios da Serra concentram os esforços dos moradores.

Alguns municípios da Serra já conseguiram iniciar os trabalhos de limpeza e construção após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Santa Tereza, Serafina Corrêa, Garibaldi e Veranópolis não possuem moradores desaparecidos e não há buscas por pessoas ilhadas. 

Os trabalhos, assim, passaram a estar concentrados na limpeza de estradas do interior e da área urbana para restabelecer por completo a vida dos habitantes. A orientação em todos os municípios é que as pessoas que antes moravam em áreas de risco aguardem pela orientação das prefeituras para retornar para casa. 

De acordo com o último boletim da Defesa Civil do Estado, divulgado nesta segunda-feira (6), 83 pessoas morreram no RS, sendo 30 delas na Serra.

Além disso, ainda há um óbito em Caxias do Sul que está sob investigação.

 

Confira abaixo como está a situação atual em algumas cidades da Serra:

Garibaldi

Não há mais desabrigados no município. Contudo, há registros de desmoronamentos na área urbana e no interior. Confira a lista de pontos com bloqueios divulgados pela prefeitura:

  • Linha Araújo Souza: queda de árvores, postes e desmoronamento. Trânsito parcialmente interrompido.
  • Santo Antônio de Araripe: desmoronamento. Trânsito parcialmente interrompido.
  • São Gotardo: queda de árvores, postes e desmoronamento. Trânsito parcialmente interrompido.
  • Perimetral Leonel de Moura Brizola: cedência do asfalto. Trânsito interrompido totalmente próximo à Rota do Sol.
  • Acesso Norte: desmoronamento, com árvore oferecendo risco para a rede elétrica. Trânsito parcialmente interrompido.
  • São Roque Figueira de Mello a Marcorama: trânsito totalmente interrompido.
  • Garibaldina, próximo da divisa com Bento Gonçalves: trânsito em meia pista devido ao asfalto ter cedido.

 

Santa Tereza

Por conta de deslizamentos de terra na RS-444 e da destruição de uma ponte que ligava o centro ao interior, a cidade conta com apenas um acesso, pelo interior de Garibaldi, por meio da Linha Leopoldina.

Os trabalhos desta segunda-feira se concentram na limpeza de ruas e dos acessos para facilitar a locomoção dos moradores. As casas também estão sendo limpas e as pessoas já retornaram para elas. Não há desabrigados nem desaparecidos no município. 

 

Veranópolis

Em Veranópolis, onde cinco mortes já foram contabilizadas, não há mais pessoas desaparecidas. Nesta segunda-feira, os esforços, de acordo com a prefeitura, se concentram na desobstrução de estradas e na avaliação dos estragos para garantir que as pessoas voltem para casa.

O ginásio municipal de esportes ainda abriga 80 pessoas, algumas de outros municípios da região. Ao todo, foram 403 resgatados e outros 54 que estão em locais considerados de risco sendo monitorados pelas equipes de salvamento. Nesses pontos, segundo a prefeitura, as pessoas estão bem e recebem diariamente alimentos, atendimento médico e combustível para manter os geradores ligados.

 

Serafina Corrêa

Todos os desabrigados já retornaram para as casas. As atenções desta segunda-feira se concentram na limpeza e no recolhimento de entulhos, já que são diversos os problemas nas ruas, tanto no perímetro urbano quanto no interior.

O município trabalha também na arrecadação de doações. Alimentos, produtos de higiene, limpeza e água podem ser entregues na Secretaria de Assistência Social. Já os móveis e eletrodomésticos serão recebidos a partir desta terça-feira (7), no Centro de Eventos Nilo Silvestrin.

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas