Bastante afetadas pela enchente, rodovias do interior dos municípios da Serra concentram os esforços dos moradores.
Alguns municípios da Serra já conseguiram iniciar os trabalhos de limpeza e construção após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Santa Tereza, Serafina Corrêa, Garibaldi e Veranópolis não possuem moradores desaparecidos e não há buscas por pessoas ilhadas.
Os trabalhos, assim, passaram a estar concentrados na limpeza de estradas do interior e da área urbana para restabelecer por completo a vida dos habitantes. A orientação em todos os municípios é que as pessoas que antes moravam em áreas de risco aguardem pela orientação das prefeituras para retornar para casa.
De acordo com o último boletim da Defesa Civil do Estado, divulgado nesta segunda-feira (6), 83 pessoas morreram no RS, sendo 30 delas na Serra.
Além disso, ainda há um óbito em Caxias do Sul que está sob investigação.
Confira abaixo como está a situação atual em algumas cidades da Serra:
Não há mais desabrigados no município. Contudo, há registros de desmoronamentos na área urbana e no interior. Confira a lista de pontos com bloqueios divulgados pela prefeitura:
- Linha Araújo Souza: queda de árvores, postes e desmoronamento. Trânsito parcialmente interrompido.
- Santo Antônio de Araripe: desmoronamento. Trânsito parcialmente interrompido.
- São Gotardo: queda de árvores, postes e desmoronamento. Trânsito parcialmente interrompido.
- Perimetral Leonel de Moura Brizola: cedência do asfalto. Trânsito interrompido totalmente próximo à Rota do Sol.
- Acesso Norte: desmoronamento, com árvore oferecendo risco para a rede elétrica. Trânsito parcialmente interrompido.
- São Roque Figueira de Mello a Marcorama: trânsito totalmente interrompido.
- Garibaldina, próximo da divisa com Bento Gonçalves: trânsito em meia pista devido ao asfalto ter cedido.
Por conta de deslizamentos de terra na RS-444 e da destruição de uma ponte que ligava o centro ao interior, a cidade conta com apenas um acesso, pelo interior de Garibaldi, por meio da Linha Leopoldina.
Os trabalhos desta segunda-feira se concentram na limpeza de ruas e dos acessos para facilitar a locomoção dos moradores. As casas também estão sendo limpas e as pessoas já retornaram para elas. Não há desabrigados nem desaparecidos no município.
Em Veranópolis, onde cinco mortes já foram contabilizadas, não há mais pessoas desaparecidas. Nesta segunda-feira, os esforços, de acordo com a prefeitura, se concentram na desobstrução de estradas e na avaliação dos estragos para garantir que as pessoas voltem para casa.
O ginásio municipal de esportes ainda abriga 80 pessoas, algumas de outros municípios da região. Ao todo, foram 403 resgatados e outros 54 que estão em locais considerados de risco sendo monitorados pelas equipes de salvamento. Nesses pontos, segundo a prefeitura, as pessoas estão bem e recebem diariamente alimentos, atendimento médico e combustível para manter os geradores ligados.
Todos os desabrigados já retornaram para as casas. As atenções desta segunda-feira se concentram na limpeza e no recolhimento de entulhos, já que são diversos os problemas nas ruas, tanto no perímetro urbano quanto no interior.
O município trabalha também na arrecadação de doações. Alimentos, produtos de higiene, limpeza e água podem ser entregues na Secretaria de Assistência Social. Já os móveis e eletrodomésticos serão recebidos a partir desta terça-feira (7), no Centro de Eventos Nilo Silvestrin.
gauchazh.clicrbs.com.br