Durante o encerramento da Semana Farroupilha em Osório, o Secretário de Turismo, Neimar Pacheco, fez um desabafo esclarecendo os acontecimentos relacionados ao desfile que foi realizado nesta sexta-feira (20), mesmo após o cancelamento oficial.
Durante sua fala, Neimar disse que a decisão de cancelar o desfile foi tomada em conjunto com os patrões dos piquetes e CTGs, após uma votação que ocorreu às 13h, na qual a maioria optou pelo cancelamento devido às condições do tempo, e uma nova data seria proposta.
O secretário afirmou que, logo após a decisão, foi necessário comunicar às autoridades responsáveis pela segurança do evento, como a Polícia Rodoviária Estadual, Brigada Militar, Inspeção Veterinária, Corpo de Bombeiros, além das equipes de trânsito e som que atuariam no desfile. “Pra nós seria muito mais simples se o evento acontecesse porque a estrutura já está toda montada, mas 80% da organização decidiu não fazer o desfile, e tenho tudo isso documentado”, desabafou Neimar.
O secretário também mencionou a possibilidade de o desfile oficial ser remarcado para o domingo, dependendo da confirmação por parte dos piquetes.
Ele enfatizou que o desfile realizado de forma improvisada nesta sexta-feira contou com um número reduzido de participantes, representando uma parcela inferior ao total de entidades previstas. “O desfile oficial dura em média 2h30, esse acho que não deu nem meia hora”, finalizou.
A reportagem da Jovem Pan também conversou com Edson Sana, coordenador da cavalgada responsável pela chegada da chama crioula.
Sana optou por não entrar na polêmica e destacou que o ato foi uma forma de homenagear o Dia do Gaúcho e prestigiar quem havia se preparado para o evento.
Lucas Filho