A atividade é voltada aos representantes das entidades tradicionalistas de Osório e região, e pretende explicar como participar do edital para ser contemplado.
O programa lançado por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) está nos Editais nº 21 e nº 22/2025 – Avançar Tchê, e tem como objetivo valorizar e reconhecer entidades que atuam na preservação da cultura tradicionalista do Rio Grande do Sul. As entidades selecionadas receberão premiações de R$ 20 mil ou R$ 40 mil, conforme os critérios do edital. As inscrições já estão abertas, pelo site: www.procultura.rs.gov.br
“O edital 21 é mais voltado aos piquetes e o edital 22 é mais voltado aos CTG’s. No edital 21, as entidades tradicionalistas poderão aplicar o investimento na melhoria de sua infraestrutura, na aquisição de indumentárias, instrumentos, equipamentos, e no desenvolvimento de atividades ou quaisquer outras necessidades pertinentes à sua atuação. Nesse edital, NÃO é necessário que a entidade seja filiada ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
Já o edital 22, intitulado ‘Invernadas Culturais’, visa proporcionar oficinas de danças (tradicionais e de salão), artesanato, gastronomia e música (canto e instrumentos musicais). Neste edital, é obrigatória a filiação ao MTG”, explica o secretário da pasta, Alexandre Ramos. E endereço da Secretaria é na rua Júlio de Castilhos, nº 1270, centro de Osório.

