Após o questionamento de algumas mães à nossa reportagem, sobre a redução do número de vagas na educação infantil, durante o verão, a rádio Jovem Pan procurou o Secretário de Educação de Osório Dilson Maciel, que juntamente com a supervisora Scheila Espíndola explicaram os motivos para a diminuição em comparação com o último ano.
Conforme relatou Dilson, o benefício deveria ser responsabilidade da Assistência Social, uma vez que nesse período as crianças devem estar em convívio familiar, tendo como todos um período de lazer, e de convivência com a família.
O projeto verão não consiste em aprendizado, e sim um benefício para aqueles pais que necessitam trabalhar nesse período.
– O objetivo do projeto de verão é resolver aquela situação em que o pai e mãe trabalham e não tem como ficar com o filho. Disse o Secretário.
Nesse sentido, a Secretaria realizou uma triagem para atender aquelas famílias que dependem de um local para os filhos, para poder trabalhar, e de 300 inscritos, 185 terão direito ao benefício, em Atlântida Sul e na sede em Osório.
– A partir do momento que a Educação Infantil passou a ser educação, deixou de ser assistencialista. Por isso, fizemos um levantamento para atender quem de fato necessita, e comprovaram que vão estar trabalhando nesse período. Explicou Scheila.
O Secretário Dilson Maciel comentou que novas situações poderão ser analisadas, mas que o número de 185 a princípio atende a necessidade real destas famílias.
Na última edição do Projeto Verão cerca de 200 famílias foram contempladas com o benefício.
Lucas Filho