Cidades já registram transtornos devido à chuva. Em Alegrete, mais de 100 pessoas estão fora de casa após a cheia do Rio Ibirapuitã.
O Rio Grande do Sul está sob alerta de perigo de chuva forte, ventos e granizo entre a madrugada e a manhã de quinta-feira (21).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, que indica perigo, para quase todo o território do estado, exceto pelo Norte.
Ainda na quarta (20), o Sul do estado e parte da Campanha já estão em alerta de perigo para transtornos climáticos.
Confira os mapas abaixo:
Nos últimos dias, cidades do estado já sofrem transtornos por causa da chuva. Em Alegrete, a cheia do Rio Ibirapuitã, deixou 134 pessoas fora de casa. A prefeitura abriu dois abrigos para acolher os moradores.
Santa Vitória do Palmar teve 29 milímetros de chuva na madrugada. Segundo a Defesa Civil, cinco famílias precisaram sair de casa e ir para casa de parentes devido aos alagamentos.
Em Santa Rosa, não há pessoas fora de casa, mas a cidade registra transtornos: uma ponte na comunidade de Lajeado Figueira despencou com a força da água.
Frederico Westphalen decretou estado de emergência após a chuva alagar ruas da cidade na madrugada de quarta-feira (19).
g1.globo.com