Rio ou lago? Entenda o que é o Guaíba

O Guaíba é oficialmente reconhecido como lago pelo governo gaúcho, mas ora é chamado de uma forma, ora de outra pela população. (Foto: Giulian Serafim/PMPA)

A definição se o Guaíba é um lago ou rio é tema de muitos debates. O corpo hídrico, que passou de 5 metros de altura em Porto Alegre por conta das chuvas, é oficialmente reconhecido como lago pelo governo gaúcho, mas ora é chamado de uma forma, ora de outra pela população do Estado.

“As definições de rio e lago são muito claras. O rio é uma calha em que um lado é mais elevado que o outro, onde a água escorre pela gravidade. Já no lago a superfície tem todo o mesmo nível e a água não escoa por gravidade. Se ele enche, pode escoar por transbordamento. Então, o Guaíba tem todas as características de um lago”, explica Rualdo Menegat, professor-titular no Instituto de Geociências da UFRGS e Coordenador-geral do Atlas Ambiental de Porto Alegre.

 

Encontro de rios

A palavra Guaíba já designa o que é o local: “encontro das águas”. O nome é de origem tupi guarani, segundo professor Rualdo Menegat. Ele é um receptor de quatro rios importantes do Estado: Jacuí, dos Sinos, Caí e Gravataí.

“Essas características fazem que o Guaíba seja um lugar de estacionamento e quando enche, ele transborda e as águas fluem para a Laguna dos Patos, que também pode transbordar, e para o oceano Atlântico. Mas se há uma ‘maré de tempestade’, como agora, com o nível do oceano transbordado, a desembocadura da Laguna dos Patos não tem evasão, então as águas ficam todas retidas”, diz Menegat.

Geógrafos destituíram o título de “rio” ao Guaíba nos anos 1950. Um artigo sobre o tema publicado no IHGRGS (Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul) descreve que em 1958 uma assembleia da “Associação de Geógrafos Brasileiros”, ao estudar a questão, definiu que o Guaíba não tinha características de rio. O texto diz que “a designação de rio dada ao Guaíba pertence principalmente ao domínio popular.”

Tentativa de definição vem da época da colonização. “Desde essa época, o Guaíba foi designado de rio. Mas, quando o naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire faz uma viagem pelo rio Jacuí e entra de barco no Guaíba, ele corrige a informação: era um lago”, explica o professor Menegat.

O governo certificou o Guaíba como lago em 1982. A canetada veio por meio de documentos oficiais e orientações escolares: o Guaíba deveria ser chamado de lago.

A confusão pode se dar pela construção da cidade. Como Porto Alegre se desenvolveu nas margens dos canais, há a percepção de que eles possam ser rios – o que levaria ao Guaíba a tal definição.

 

Preservação

A definição de rio e lago diferencia a maneira da gestão ambiental que deve ser feita no Guaíba.

“Considerar que ele é lago também é entender que aquelas águas ficam paradas, diferentemente de um rio. Além disso, sabemos que o leito dele é argiloso, diferentemente de um rio, que é arenoso. Assim, ele pode acumular mais contaminantes de uma metrópole.

A gestão ambiental desse manancial é estratégica para região metropolitana. E isso então depende da definição desse corpo d’água. Nos precisamos para melhorar a gestão desse corpo d’água que é o destino de Porto Alegre. O que acontecer com ele vai acontecer com Porto Alegre”, declara Menegat.

 

osul.com.br

 

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas