Precipitações isoladas devem atingir locais das metades Norte e Oeste do Estado.
O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul, mas diferentes pontos do Estado devem ter momentos de maior nebulosidade ao longo deste sábado. Uma frente fria passa pela costa e induz instabilidade no continente, o que deve trazer chuva em várias regiões gaúchas.
Precipitações isoladas devem atingir mais locais das metades Norte e Oeste. Será mais um dia sem o calor mais forte típico desta época do ano em grande parte do Estado, esperando-se maior aquecimento em cidades do Noroeste e da Fronteira Oeste gaúcha.
O temporal de Terça
Temporais são comuns no nosso Estado, não raro são severos, como parte do nosso clima, com ou sem mudanças climáticas. Há um século, o temporal arrasador passou por Porto Alegre em 5/12/1923. O porto foi destelhado, a cidade ficou às escuras após a rede elétrica ser devastada, houve muitos estragos e até desabamentos de cinemas e teatros. “O furacão da madrugada de ontem” foi a manchete do Correio do Povo no dia seguinte. Assim, temporais violentos, embora não ocorram a toda hora, sempre fizeram parte da história de Porto Alegre.
O que é variabilidade natural do clima e não mudança climática. O El Niño, no Pacífico, que agrava o risco de temporais fortes neste verão de 2024, igualmente é um fenômeno de variabilidade natural que, por exemplo, favoreceu a grande enchente de 1941.
Confira as mínimas e máximas em algumas das cidades do Estado:
Santiago 21°C / 29°C
Rio Grande 21°C / 26°C
Santa Rosa 22°C / 31°C
Erechim 19°C / 26°C
São José dos Ausentes 16°C / 22°C
Correio do Povo