Quaraí e Uruguaiana chegaram a marcas próximas dos 40ºC nos primeiros dias de fevereiro.
O Oeste do Rio Grande do Sul vai completar nesta quarta-feira uma semana com calor excessivo.
Desde o começo de fevereiro, a temperatura máxima à tarde tem estado todos os dias entre 35ºC e 40ºC com registros em algumas tardes de marcas tão elevadas quanto 38ºC e 39ºC.
Uruguaiana e Quaraí são as cidades com estações meteorológicas que mais têm registrado calor muito intenso.
Segundo os dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima em Quaraí atingiu 36,1ºC no dia 1º; 37,7ºC no dia 2; 39,8ºC no dia 3; 39,1ºC no dia 4; 37,2ºC no dia 5; e 39,0ºC hoje.
Já em Uruguaiana as máximas foram de 35,6ºC no dia 1º; 36,2ºC no dia 2; 38,3ºC no dia 3; 39,4ºC no dia 4; 36,4ºC no dia 5; e 37,7ºC hoje.
O que explica o calor intenso?
O calor mais intenso no Oeste do Estado se explica pela proximidade com o centro de grande massa de ar seco e quente que atua há duas semanas e hoje trouxe o 13º dia seguido com máximas iguais ou acima de 40ºC na Argentina.
No sábado, os termômetros chegaram a marcar 45,7ºC em Santiago del Estero, no Norte argentino.
A terça-feira na cidade de Buenos Aires foi sufocante.
A sensação térmica no Observatório Centro da capital argentina chegou a 42,8ºC às 14h antes da chegada da chuva no meio da tarde que trouxe alívio e derrubou a sensação para agradáveis 25ºC.
A MetSul Meteorologia reitera o aviso que o calor vai ganhar muita força no Rio Grande do Sul nesta segunda metade da semana com os valores mais extremos de temperatura na sexta e no fim de semana, quando as máximas no Estado devem ficar perto ou acima de 40ºC em grande número de cidades, inclusive em Porto Alegre e região metropolitana.
Se não bastasse as tardes escaldantes, as noites e madrugadas serão muito quentes no fim de semana e na segunda-feira com mínimas elevadas.
Haverá cidades com marcas perto de 30ºC em pleno meio da noite de domingo para a segunda-feira.
Correio do Povo