Um dos principais programas de voluntariado da Corsan está percorrendo escolas do Litoral Norte, para levar educação ambiental em palestras sobre a importância dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.
Nessa quinta-feira, 12, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Leopoldina Veras da Silveira, de Capão da Canoa, 47 alunos participaram da atividade.
A próxima escola contemplada será do município de Osório.
Durante a palestra em Capão, o voluntário e agente de tratamento de água e esgoto da Corsan Leandro Rosa de Almeida falou dos cuidados necessários no dia a dia para não desperdiçar água e o que não se deve jogar em ralos de pias, como óleo de cozinha, que entope a rede de esgoto.
“Os estudantes ficaram muito interessados também sobre o processo de tratamento da água e esgoto. Reforcei sobre a escassez de água no mundo e a importância de preservarmos os nossos mananciais de água”, disse Leandro.
Além da palestra, ele demonstrou um teste de clarificação da água para exemplificar uma das etapas de tratamento.
A atividade contou com a participação da analista de responsabilidade social Cristiane Silveira, que coordena os programas socioambientais da Corsan na região.
“Além das palestras do programa de voluntariado, também realizamos o De Olho no Óleo, com oficinas que ensinam a reutilização do óleo de cozinha para fazer sabão, e o Portas Abertas, em que a comunidade pode conhecer de perto estruturas da Companhia, como as estações de tratamento”, explicou.
As próximas instituições a receberem as palestras educativas do programa de voluntariado serão a Escola Estadual de Ensino Médio Ildefonso Simões Lopes Rural (26/09 – Osório), Escola Pimpolhos (27/09 – Osório), Escola Estadual Milton Pacheco (30/09 – Osório) e Escola Municipal de Ensino Fundamental Ari de Abreu Lima (30/09 – Terra de Areia).
Agendamentos de escolas interessadas podem ser feitos pelo telefone (51) 98490307 ou pelo e-mail cristiane.silveira@corsan.com.br.
Fonte: divulgação/Corsan
Lucas Filho