Na última segunda-feira (9), os moradores do bairro Palmital, em Osório, foram surpreendidos com a retirada da linha de ônibus intermunicipal realizada pela empresa São José.
A medida tem gerado transtornos em uma região que, apesar de estar em pleno desenvolvimento, ainda preserva características rurais e depende de transporte público para deslocamentos essenciais.
Em conversa com a Jovem Pan, Ramon Bestetti, presidente da Associação de Moradores, e Richard Dias, conselheiro fiscal, destacaram as ações que já estão sendo tomadas para enfrentar o problema.
Ainda sem uma comunicação oficial da empresa, a linha teria sido suspensa devido ao baixo número de passageiros que utilizam o serviço.
Contudo, para muitos, a retirada deixou o bairro sem alternativas viáveis de transporte.
A Associação assumiu o compromisso de realizar um levantamento para contabilizar quantas pessoas dependem do ônibus no bairro.
O objetivo é utilizar esses dados em conversas com a Prefeitura de Osório e buscar, em conjunto, uma solução para o problema.
Richard Dias explicou que a Associação entende a posição da empresa São José, que realiza o longo trajeto que se inicia em Capão da Canoa, passando por diversas localidades antes de chegar ao Palmital, em um percurso que pode durar mais de duas horas.
No entanto, ressaltou a importância do serviço para a comunidade.
Uma das sugestões propostas pela Associação é a possibilidade de a Prefeitura fornecer ônibus de empresas locais ou utilizar o transporte escolar que já circula pelo bairro para atender os alunos.
Ramon reforçou as dificuldades que os moradores têm enfrentado com a retirada do ônibus, sendo forçados a recorrer a aplicativos de transporte ou caronas, o que encarece os deslocamentos, especialmente para compromissos de trabalho.
Além do transporte, outro tema que será discutido em reuniões é a questão da iluminação na comunidade dos Pompeu, também no bairro.
A ideia é criar polos de representação dentro do bairro, que conta, segundo o último censo, com uma população entre 1.300 e 2.000 pessoas.
Lucas Filho