Problema que provocou apagão cibernético foi identificado e está sendo corrigido, afirma empresa

Multidão se reúne no aeroporto de Sidney à espera de voos. | Foto: Saeed Khan / AFP / cp

Falha afetou funcionamento de aeroportos de diversos países.

Uma grande falha nos sistemas de TI afetou várias atividades nesta sexta-feira (19) ao redor do planeta, incluindo as operações de companhias aéreas internacionais, empresas ferroviárias e do setor de telecomunicações.

As principais companhias aéreas dos Estados Unidos, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam os voos no início da manhã devido a “problemas de comunicação”, informou a Administração Federal de Aviação (FAA).

Problemas similares afetaram os aeroportos de Berlim, na Alemanha, Amesterdã-Schiphol, nos Países Baixos, Hong Kong, assim como todos os aeroportos na Espanha, anunciaram os administradores dos terminais aeroportuários destes países.

Na Suíça, o aeroporto de Zurique, o maior do país, também suspendeu os pousos até nova ordem. Os aeroportos de Pequim não foram afetados, segundo a imprensa estatal chinesa. Além de companhias aéreas e dos aeroportos, o apagão cibernético também afetou hospitais nos Países Baixos, a Bolsa de Valores de Londres e o sistema ferroviário britânico.

A programação do canal britânico Sky News foi interrompida. Na Austrália, o canal nacional ABC anunciou que seus sistemas foram afetados por uma falha “grave”. Segundo a agência francesa de segurança cibernética, ANSSI, “não há evidência que sugira que esta interrupção foi provocada por um ciberataque”.

A empresa australiana de telecomunicações Telstra indicou que os cortes foram provocados por “problemas globais” que afetaram o software fornecido pela Microsoft e pela empresa de segurança cibernética CrowdStrike.

A autoridade nacional de segurança cibernética da Austrália afirmou que o “apagão em larga escala” estava relacionado com uma “plataforma de software de terceiros” e que ainda não tinha informações que sugerissem o envolvimento de hackers no incidente global.

Em um comunicado, a empresa americana Microsoft afirmou que estava adotando “medidas” para solucionar a situação. “Os nossos serviços continuam observando melhorias contínuas enquanto seguimos adotando medidas de mitigação”, escreveu a empresa na rede social X.

Não está claro se os problemas mencionados pela Microsoft estão relacionados às falhas de TI a nível global. Não foi possível obter comentários da CrowdStrike até o momento.

Grande impacto
Um especialista em TI da Universidade de Melbourne, Toby Murray, disse que havia indícios de que o problema estava relacionado com uma ferramenta de segurança chamada CrowdStrike Falcon.

“A CrowdStrike é uma empresa global de segurança cibernética e inteligência sobre ameaças”, explicou.

“Falcon é o que se conhece como uma plataforma de detecção e resposta (…) que supervisiona os computadores nos quais está instalado para detectar invasões (ou seja, hackers) e responder”, acrescentou.

Grandes filas foram observadas no aeroporto de Sydney. “Os voos estão chegando e partindo neste momento, mas é possível que tenhamos alguns atrasos durante a tarde”, disse um porta-voz do sistema aeroportuário.

Em uma das maiores redes de supermercados do país, os terminais de venda automática exibiam mensagens de erro.

Companhias aéreas como Air France, KLM (Países Baixos) e Ryanair (Irlanda) sofreram problemas em suas redes. O mesmo aconteceu com três companhias aéreas indianas, IndiGo, SpiceJet e Akasa Air.

Algumas companhias aéreas do aeroporto internacional de Singapura também relataram interrupções.

Na Nova Zelândia, a imprensa informou sobre problemas nos bancos e nos sistemas operacionais do Parlamento.

Jill Slay, pesquisadora de segurança cibernética da Universidade da Austrália do Sul, disse que o impacto global do apagão pode ser “enorme”.

 

Correio do Povo

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