Compartimentos para os produtos químicos estavam quebrados, gerando alto risco de contaminação da carga.
Na tarde dessa quinta-feira (23), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu uma carreta que transportava produtos químicos perigosos de forma irregular, misturados com uma carga de produtos alimentícios.
A ação ocorreu na BR-101, em Osório/RS.
Durante uma fiscalização de trânsito, os policiais abordaram a carreta, que tinha autorização (alvará) somente para transportar alimentos.
No entanto, ao vistoriar o compartimento de carga, a equipe encontrou diversos produtos químicos armazenados com alimentos, inclusive congelados.
A fiscalização constatou que os compartimentos especiais (cofres), que deveriam isolar os produtos perigosos, estavam com as fechaduras quebradas, sem lacre e sem a vedação necessária. Essa condição criava um alto risco de contaminação dos alimentos.
Além da mistura perigosa, o caminhão não tinha a licença ambiental, não possuía a sinalização de risco obrigatória (placas) e estava sem os equipamentos de emergência. A documentação fiscal para os produtos químicos também estava irregular.
A Vigilância Sanitária de Osório foi chamada, interditou a carga e multou a empresa pelo risco à saúde pública.
A transportadora precisou enviar outro veículo, adequado para o transporte de químicos, para fazer a transferência do material perigoso, o que só foi concluído no dia seguinte.
transportadora foi autuada pelas diversas infrações e responderá por crime ambiental.
O transporte de substância tóxica por negligência ou em desacordo com as normas é previsto no artigo 56 da Lei de Crimes Ambientais.
Lucas Filho












