A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, nesta sexta-feira (28/2), o 11º boletim do projeto Balneabilidade 2024-2025.
Na 15ª e última semana de monitoramento do projeto nesta temporada, considerando os resultados das cinco semanas anteriores, dos 93 pontos analisados, no litoral e no interior, 87 estão próprios para banho e seis aparecem na lista de impróprios para receber banhistas.
O número de locais aptos a receber banhistas é o maior da temporada.
Conforme as informações do boletim atual, os 34 pontos do Litoral Norte estão aptos a receber os banhistas.
Abaixo, estão listados os pontos que estão impróprios para banho nesta semana.
Município – Balneário/Praia
1 – Barra do Ribeiro – Praia Recanto das Mulatas – Lago Guaíba
2 – Cerrito – Balneário Cerrito – Rio Piratini
3 – Pedro Osório – Balneário Pedro Osório – Rio Piratini
4 – São Francisco de Assis – Balneário Poço das Pedras – Arroio Inhacundá
5 – Tapes – Balneário Rebelo
6 – Tapes – Praia do Pinvest
Os resultados das coletas nos dois pontos impróprios em Tapes apontam um nível de cianobactérias acima de 50.000 cél/ml. Nesses casos, é importante seguir as recomendações e não tomar banho em locais com concentração de algas (como no caso de Tapes), pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde.
A Fepam mantém o alerta e as recomendações aos banhistas, que devem continuar observando as características das águas pelo resto do ano.
A orientação é que a população evite tomar banho em locais que apresentem proliferação das algas cianobactérias. Cianobactérias (algas azuis) são micro-organismos potencialmente produtores de toxinas.
Em condições ideais (concentrações de nitrogênio e fósforo aumentadas, temperaturas elevadas e disponibilidade de luz), as cianobactérias reproduzem-se de maneira exagerada, causando as famosas florações.
O projeto Balneabilidade retornará em novembro deste ano para a temporada 2025 – 2026. Os banhistas podem seguir as recomendações da Fepam ao longo do ano.
jplitoral.com.br