O jovem piloto argentino Lorenzo Somaschini, de apenas 9 anos, morreu nesta segunda-feira (17) após uma queda durante o primeiro treino livre no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Somaschini, considerado uma grande promessa do motociclismo pela imprensa de seu país, estava participando pela primeira vez de uma competição no Brasil, integrando o evento SuperBike Brasil, um dos campeonatos de motovelocidade mais importantes do mundo.
Durante o evento, que ocorreu na última sexta-feira (14), Somaschini competia na categoria destinada a crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, conduzindo motos de 160 cilindradas. Originário de Rosário, a maior cidade da província de Santa Fé na Argentina, ele estreava em competições internacionais, embora já tivesse disputado na Copa Argentina de Superbike Junior, onde começou em abril deste ano.
Em uma de suas últimas entrevistas ao jornal argentino “La Capital”, Lorenzo expressou entusiasmo e confiança em relação à sua estreia internacional: “Estou participando de uma competição formalmente pela primeira vez, mas já tenho experiência em outras motos e me sinto preparado. É um desafio, mas vou para Buenos Aires com muito entusiasmo”. Ele também compartilhou como se apaixonou pelo esporte, relembrando uma volta em uma moto 125 que pertencia ao seu avô, um momento que descreveu como o início de sua fascinação por motociclismo.
O acidente
Segundo a organização do SuperBike Brasil, Lorenzo sofreu uma queda na saída da Curva do Pinheirinho durante o treino livre na sexta-feira (14). O jovem piloto foi atendido pela equipe médica do autódromo e encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral da Pedreira, onde ficou internado até a madrugada de sábado (15). Posteriormente, devido à gravidade de seu estado, foi transferido para o Hospital Albert Einstein.
A morte de Lorenzo foi oficialmente confirmada na noite de segunda-feira (17) através de um comunicado do SuperBike Brasil, que expressou profundo pesar: “Com grande tristeza, informamos o falecimento do piloto Lorenzo Somaschini às 19h43. Natural de Rosário, Argentina, ele estava sob cuidados intensivos no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e infelizmente não resistiu aos ferimentos”.
Diego Perluigi, instrutor de Lorenzo, também lamentou a perda em suas redes sociais.
“Com meu coração partido e alma despedaçada, tenho que me despedir de você. Vou sentir muito a sua falta Lolito. Obrigado por me deixar fazer parte do seu sonho. Descanse em paz campeão”, afirmou Diego Pierluigi.
michelteixeiranoticias