A pequena amazona Maria Luiza da Silva de Camargo, de apenas oito anos, vive um desafio além das pistas, a busca por patrocínios para continuar competindo em alto nível.
Acompanhada pelo pai, Dimitrius Quadros de Camargo, Maria esteve na rádio Jovem Pan, apresentando os prêmios deste ano, e sua trajetória nas provas de Cavalo Árabe.
Maria Luiza, teve sua paixão por cavalos despertada aos quatro anos de idade. “Tudo começou quando ela montou pela primeira vez no cavalo de um primo”, contou o pai orgulhoso. A partir desse momento, a família decidiu buscar um local onde a pequena pudesse praticar equitação, e foi em um haras em Osório, levado pela avó, que ela teve sua primeira oportunidade. A habilidade natural de Maria chamou a atenção da proprietária do haras, marcando o início de sua jornada no esporte.
Hoje, Maria pratica a modalidade que exige funcionalidade do cavalo e técnica de controle por parte do cavaleiro. “Adoro participar das provas e isso nunca atrapalhou meus estudos, já que ensaio apenas aos finais de semana”, comentou a jovem amazona, que treina no Haras Spartan, em Águas Claras, Viamão.
Apesar do talento e dedicação, a família enfrenta as dificuldades da atividade esporte. Os custos com aulas, deslocamentos e participação em competições são elevados. “É um esporte caro. Pagamos as aulas e cada competição exige um transporte especial para o cavalo”, explicou Dimitrius. A situação se agrava com a crescente visibilidade e os convites para competições maiores, como o evento em São Paulo previsto para novembro.
A família apresentou um projeto à Prefeitura de Osório em busca de apoio, porém a família segue em busca de patrocínios. Dimitrius destaca a importância da ajuda de empresas, especialmente aquelas ligadas ao ramo equestre. “Ano passado, ela foi para a Expointer e ficou em segundo lugar, ganhando visibilidade e sendo convidada para etapas nacionais”, salientou.
Os interessados em apoiar Maria Luiza podem entrar em contato através do Instagram da jovem amazona, @malu_de_camargo ou diretamente com o pai, pelo telefone (51) 9 99453937.
jplitoral.com.br